Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215768 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_1188c2d0756ba363e1554649fa897a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215768 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolaresEducaçãoCurrículosCulturaMulticulturalismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.A pesquisa tem como tema central a cultura local no currículo de redes públicas de ensino de Santa Catarina. O objetivo foi explorar representações indicativas de aproximação ao conceito de cultura local em documentos curriculares dessas redes, em especial, no texto da Proposta Curricular de SC, publicado em 2014. Os objetivos específicos foram: compreender, com base em referenciais teóricos do campo do currículo, aspectos da cultura local, relacionados com conhecimento/saber escolar; mapear nos seus textos curriculares elementos teóricos relacionados ao conceito de cultura local; identificar como a cultura cabocla, entendida como cultura local, aparece contemplada nos textos, especialmente no município de Lebon Régis. No percurso metodológico, orientado por abordagens da pesquisa qualitativa, foram realizados estudos teóricos ligados ao tema/problema e análise documental mediante leitura e exploração de textos oficiais. Os documentos analisados foram: Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), disponibilizado nos arquivos de pesquisa do Grupo Itinera e em documentos curriculares da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, do município de Lebon Régis. A leitura e a análise dos documentos foram realizadas com base em Bardin (1977), utilizando-se como critérios de referência empírica os seguintes descritores ou categorias: currículo, conhecimento, cultura, cultura local e multiculturalismo. Os referenciais teóricos do campo do currículo utilizados na dissertação foram: Moreira e Candau (2008), Lopes e Macedo (2011) e Silva (2001), além dos textos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013) e da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014). Dentre os principais resultados, destacam-se: nos referidos textos da política curricular, encontram-se vários registros sobre o conceito de cultura local; suas definições se mostram convergentes com o que é formulado e proposto pelos referencias teóricos; os documentos indicam a necessidade de integração curricular dos conhecimentos da cultura local com os demais saberes escolares.Abstract: The main theme of this research is the local culture in the curriculum of public school networks of Santa Catarina. The objective was to explore indicative representations of the concept of local culture in curriculum documents of these networks, mainly, in the Curricular Proposal of SC text, published in 2014. The specific objectives were: to comprehend, based on theoretical references of the curriculum field, local culture aspects, related with school knowledge, mapping in its curriculum texts theoretical elements related to the concept of the local culture; to identify as cabocla culture, understood as the local culture, presented in the texts, especially in the municipality of Lebon Regins. In the methodological course, guided by qualitative research approaches, theoretical studies related to the subject/problem and documentary analysis were carried out by reading and exploring official texts. The analyzed documents were: Curricular Proposal of Santa Catarina (2014), available in the research archives of Itinera Grup and in curricular documents of the Nossa Senhora de Lourdes Municipal School, in the municipality of Lebon Régis. The reading and analysis of the documents were done based in Bardin (1977), using as empirical reference criteria the following descriptors or categories: Curriculum, knowledge, culture, local culture and multiculturalism. The theoretical references of the field of curriculum used in the dissertation were: Moreira and Candau (2008), Lopes and Macedo (2011) and Silva (2001), besides the texts from the Basic Education Curriculum Guidelines (2013) and from the Curricular Proposal of Santa Catarina (2014). Among the main results, it is highlighted: in these texts of the curricular policy, there are several records on the concept of local culture; its definitions are converging with what is formulated and proposed by the theoretical references, the documents indicate the necessity of curricular integration with the local culture knowledge and the other school knowledge.Thiesen, Juares da SilvaDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Adão de2020-10-21T21:20:19Z2020-10-21T21:20:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 p.| il.application/pdf368301https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215768porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:20:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215768Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:20:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
title |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
spellingShingle |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares Souza, Adão de Educação Currículos Cultura Multiculturalismo |
title_short |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
title_full |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
title_fullStr |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
title_full_unstemmed |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
title_sort |
Cultura local em textos de documentos curriculares: conceitos e interfaces com demais saberes escolares |
author |
Souza, Adão de |
author_facet |
Souza, Adão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thiesen, Juares da Silva Durli, Zenilde Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículos Cultura Multiculturalismo |
topic |
Educação Currículos Cultura Multiculturalismo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:20:19Z 2020-10-21T21:20:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
368301 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215768 |
identifier_str_mv |
368301 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652387632545792 |