AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834 |
Resumo: | A avaliação do ensino superior, na abordagem dos autores, passa pelo acesso ao ensino superior, pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de que elas possam contribuir para a avaliação de desempenho profissional e a atuação no mercado de trabalho. Diante disto, este estudo tem por objetivo principal analisar este percurso de uma forma integrada. Especificamente, pretende-se apresentar teorias voltadas à contextualização e definição do referido percurso; e retratar as políticas institucionais aplicadas por IES e demais instituições e actores neste percurso. Desta forma, considerando o interesse dos pesquisadores e a viabilidade de desenvolver estudo nos objetos de estudos definidos, esta pesquisa teve como temas a serem estudados a avaliação do ensino superior – do acesso ao ensino superior a avaliação de desempenho profissional. A metodologia aborda tem por objetivo a discussão sobre o acesso e a permanência na educação superior, assim como a efectiva avaliação das IES. Os principais resultados alcançados com este estudo são: a caracterização do percurso de forma articulada e integrada no intuito de tomar conhecimento da atual situação, com intuito de se preparar melhor para o mercado de trabalho; e o interesse por parte das IES em contribuir para a evolução das políticas educacionais. |
id |
UFSC_134afab35e82d4076aded6b35c862bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35834 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL.A avaliação do ensino superior, na abordagem dos autores, passa pelo acesso ao ensino superior, pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de que elas possam contribuir para a avaliação de desempenho profissional e a atuação no mercado de trabalho. Diante disto, este estudo tem por objetivo principal analisar este percurso de uma forma integrada. Especificamente, pretende-se apresentar teorias voltadas à contextualização e definição do referido percurso; e retratar as políticas institucionais aplicadas por IES e demais instituições e actores neste percurso. Desta forma, considerando o interesse dos pesquisadores e a viabilidade de desenvolver estudo nos objetos de estudos definidos, esta pesquisa teve como temas a serem estudados a avaliação do ensino superior – do acesso ao ensino superior a avaliação de desempenho profissional. A metodologia aborda tem por objetivo a discussão sobre o acesso e a permanência na educação superior, assim como a efectiva avaliação das IES. Os principais resultados alcançados com este estudo são: a caracterização do percurso de forma articulada e integrada no intuito de tomar conhecimento da atual situação, com intuito de se preparar melhor para o mercado de trabalho; e o interesse por parte das IES em contribuir para a evolução das políticas educacionais.INPEAU2012-09-27T18:04:11Z2012-09-27T18:04:11Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834EHRHARDT, GIOVANIRAMOS, EDSON OSNITOSTA, HUMBERTO TONANIGOES, MARCO ANTONIO LORENZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:40:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35834Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:40:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
title |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. EHRHARDT, GIOVANI |
title_short |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
title_full |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL. |
author |
EHRHARDT, GIOVANI |
author_facet |
EHRHARDT, GIOVANI RAMOS, EDSON OSNI TOSTA, HUMBERTO TONANI GOES, MARCO ANTONIO LORENZ |
author_role |
author |
author2 |
RAMOS, EDSON OSNI TOSTA, HUMBERTO TONANI GOES, MARCO ANTONIO LORENZ |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EHRHARDT, GIOVANI RAMOS, EDSON OSNI TOSTA, HUMBERTO TONANI GOES, MARCO ANTONIO LORENZ |
description |
A avaliação do ensino superior, na abordagem dos autores, passa pelo acesso ao ensino superior, pela avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de que elas possam contribuir para a avaliação de desempenho profissional e a atuação no mercado de trabalho. Diante disto, este estudo tem por objetivo principal analisar este percurso de uma forma integrada. Especificamente, pretende-se apresentar teorias voltadas à contextualização e definição do referido percurso; e retratar as políticas institucionais aplicadas por IES e demais instituições e actores neste percurso. Desta forma, considerando o interesse dos pesquisadores e a viabilidade de desenvolver estudo nos objetos de estudos definidos, esta pesquisa teve como temas a serem estudados a avaliação do ensino superior – do acesso ao ensino superior a avaliação de desempenho profissional. A metodologia aborda tem por objetivo a discussão sobre o acesso e a permanência na educação superior, assim como a efectiva avaliação das IES. Os principais resultados alcançados com este estudo são: a caracterização do percurso de forma articulada e integrada no intuito de tomar conhecimento da atual situação, com intuito de se preparar melhor para o mercado de trabalho; e o interesse por parte das IES em contribuir para a evolução das políticas educacionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-09-27T18:04:11Z 2012-09-27T18:04:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652080048504832 |