IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131907 |
Resumo: | O estudo objetiva-se a analisar a percepção dos intervenientes do processo de compras diante da Solução de Melhoria proposta pela metodologia de Modelagem do Processo de Organizacionais na Divisão de Licitações, modalidade Pregão, do Departamento de Material e Patrimônio da Universidade Federal de Goiás, como forma de dar respostas às dificuldades enfrentadas pela complexidade crescente das operações burocráticas típicas do serviço público. Para a análise e observação do cenário atual da Divisão de Licitações será realizado contato com os funcionários envolvidos no processo de compras, procedendo-se às entrevistas e aplicando-se questionários com os mesmos, a fim de levantar informações para conhecer a percepção quanto a efetividade da modelagem do processo de compras. Os resultados deverão indicar o nível de avaliação na percepção dos intervenientes do processo, quanto à qualidade dos serviços prestados pela Divisão de Licitação, numa perspectiva de melhoria contínua dos processos, pois no contexto da Administração Pública, as boas práticas da gestão por processos focam notadamente na melhoria da eficiência, eficácia e transparência. |
id |
UFSC_41164f7cad9a7d217aea6207a27ae777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131907 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ehrhardt, GiovaniPinto, Edir de Jesus Borges2015-04-10T12:55:28Z2015-04-10T12:55:28Z2014-12-05978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131907O estudo objetiva-se a analisar a percepção dos intervenientes do processo de compras diante da Solução de Melhoria proposta pela metodologia de Modelagem do Processo de Organizacionais na Divisão de Licitações, modalidade Pregão, do Departamento de Material e Patrimônio da Universidade Federal de Goiás, como forma de dar respostas às dificuldades enfrentadas pela complexidade crescente das operações burocráticas típicas do serviço público. Para a análise e observação do cenário atual da Divisão de Licitações será realizado contato com os funcionários envolvidos no processo de compras, procedendo-se às entrevistas e aplicando-se questionários com os mesmos, a fim de levantar informações para conhecer a percepção quanto a efetividade da modelagem do processo de compras. Os resultados deverão indicar o nível de avaliação na percepção dos intervenientes do processo, quanto à qualidade dos serviços prestados pela Divisão de Licitação, numa perspectiva de melhoria contínua dos processos, pois no contexto da Administração Pública, as boas práticas da gestão por processos focam notadamente na melhoria da eficiência, eficácia e transparência.INPEAUModelagem de Processos Organizacionais, Solução de Melhoria e Percepção.IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2014-258.pdf2014-258.pdfapplication/pdf801398https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131907/1/2014-258.pdff32c3e5ee259c17a551478dd00d509b4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131907/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1319072015-04-10 09:55:28.098oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T12:55:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR Ehrhardt, Giovani Modelagem de Processos Organizacionais, Solução de Melhoria e Percepção. |
title_short |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MODELAGEM DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO SOLUÇÃO DE MELHORIA NA PERCEPÇÃO DOS INTERVENIENTES: O CASO DO SETOR DE COMPRAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Ehrhardt, Giovani |
author_facet |
Ehrhardt, Giovani Pinto, Edir de Jesus Borges |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Edir de Jesus Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ehrhardt, Giovani Pinto, Edir de Jesus Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem de Processos Organizacionais, Solução de Melhoria e Percepção. |
topic |
Modelagem de Processos Organizacionais, Solução de Melhoria e Percepção. |
description |
O estudo objetiva-se a analisar a percepção dos intervenientes do processo de compras diante da Solução de Melhoria proposta pela metodologia de Modelagem do Processo de Organizacionais na Divisão de Licitações, modalidade Pregão, do Departamento de Material e Patrimônio da Universidade Federal de Goiás, como forma de dar respostas às dificuldades enfrentadas pela complexidade crescente das operações burocráticas típicas do serviço público. Para a análise e observação do cenário atual da Divisão de Licitações será realizado contato com os funcionários envolvidos no processo de compras, procedendo-se às entrevistas e aplicando-se questionários com os mesmos, a fim de levantar informações para conhecer a percepção quanto a efetividade da modelagem do processo de compras. Os resultados deverão indicar o nível de avaliação na percepção dos intervenientes do processo, quanto à qualidade dos serviços prestados pela Divisão de Licitação, numa perspectiva de melhoria contínua dos processos, pois no contexto da Administração Pública, as boas práticas da gestão por processos focam notadamente na melhoria da eficiência, eficácia e transparência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-10T12:55:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-10T12:55:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131907 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131907/1/2014-258.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131907/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f32c3e5ee259c17a551478dd00d509b4 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805320441528320 |