OS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO PROGRAMA PEC-PG E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Rosemeri Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113134
Resumo: Esta pesquisa analisa o programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) no contexto do processo de internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil. Através de um estudo de caso enfocando a trajetória dos discentes que realizaram formação acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS com bolsa PEC-PG., aborda as potencialidades e as dificuldades encontradas nos seus percursos acadêmicos e pessoais no Brasil. Os dados coletados indicam que os estudantes vêm em busca de formação em um programa de excelência que lhes possibilite ascender acadêmica e profissionalmente. Observa-se que os estudantes latino-americanos possuem forte motivação de fixar residência e trabalhar no Brasil após a conclusão do curso, o que muitas vezes ocorre, seja via constituição de vínculo de trabalho em instituições de ensino e/ou vínculo matrimonial com brasileiros. Para os estudantes africanos, a busca por um ensino de qualidade faz parte de um projeto de vida motivado pelo desejo de retornar para promover o desenvolvimento de seu país. Concluímos que ao longo do intercâmbio os alunos estabelecem vínculos pessoais e acadêmicos importantes, promovendo parcerias entre instituições brasileiras e estrangeiras, tornando-se assim, agentes no processo de internacionalização.
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