COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA, CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823
Resumo: A EAD surge como modelo ideal em virtude dos inúmeros apelos socioeconômicos e tecnológicos do sistema educacional. O interesse sobre o desenvolvimento de competências em TIC (e-competências) é destaque estratégico na Agenda Digital da Europa 2020 dada a sua importância para as atividades profissionais na atualidade. O presente estudo buscou descrever o perfil de competências eletrônicas dos professores no cenário específico da UFAL, bem como identificar a relação entre gestão universitária e as opções individuais de formação e desenvolvimento de e-competências dos mesmos para atuação na EAD. Como estratégia de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo qualitativo interpretativo básico, como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Quanto a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia-a-dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EAD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta lacunas em sua gestão universitária que precisam ser revistas e trabalhadas para que realmente venha a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EAD.
id UFSC_14e6398ab150fbd0a0a77e328ab875e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201823
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERALA EAD surge como modelo ideal em virtude dos inúmeros apelos socioeconômicos e tecnológicos do sistema educacional. O interesse sobre o desenvolvimento de competências em TIC (e-competências) é destaque estratégico na Agenda Digital da Europa 2020 dada a sua importância para as atividades profissionais na atualidade. O presente estudo buscou descrever o perfil de competências eletrônicas dos professores no cenário específico da UFAL, bem como identificar a relação entre gestão universitária e as opções individuais de formação e desenvolvimento de e-competências dos mesmos para atuação na EAD. Como estratégia de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo qualitativo interpretativo básico, como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Quanto a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia-a-dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EAD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta lacunas em sua gestão universitária que precisam ser revistas e trabalhadas para que realmente venha a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EAD.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:12:33Z2019-11-26T13:12:33Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRABARBOSA, MILKA ALVES CORREIACASSUNDÉ, FERNANDA RODAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:12:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:12:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
spellingShingle COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA
title_short COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_fullStr COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
title_sort COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
author PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA
author_facet PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
author_role author
author2 BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA
CASSUNDÉ, FERNANDA RODA
description A EAD surge como modelo ideal em virtude dos inúmeros apelos socioeconômicos e tecnológicos do sistema educacional. O interesse sobre o desenvolvimento de competências em TIC (e-competências) é destaque estratégico na Agenda Digital da Europa 2020 dada a sua importância para as atividades profissionais na atualidade. O presente estudo buscou descrever o perfil de competências eletrônicas dos professores no cenário específico da UFAL, bem como identificar a relação entre gestão universitária e as opções individuais de formação e desenvolvimento de e-competências dos mesmos para atuação na EAD. Como estratégia de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo qualitativo interpretativo básico, como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Quanto a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia-a-dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EAD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta lacunas em sua gestão universitária que precisam ser revistas e trabalhadas para que realmente venha a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EAD.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T13:12:33Z
2019-11-26T13:12:33Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651969663860736