COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823 |
Resumo: | A EAD surge como modelo ideal em virtude dos inúmeros apelos socioeconômicos e tecnológicos do sistema educacional. O interesse sobre o desenvolvimento de competências em TIC (e-competências) é destaque estratégico na Agenda Digital da Europa 2020 dada a sua importância para as atividades profissionais na atualidade. O presente estudo buscou descrever o perfil de competências eletrônicas dos professores no cenário específico da UFAL, bem como identificar a relação entre gestão universitária e as opções individuais de formação e desenvolvimento de e-competências dos mesmos para atuação na EAD. Como estratégia de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo qualitativo interpretativo básico, como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Quanto a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia-a-dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EAD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta lacunas em sua gestão universitária que precisam ser revistas e trabalhadas para que realmente venha a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EAD. |
id |
UFSC_14e6398ab150fbd0a0a77e328ab875e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201823 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERALA EAD surge como modelo ideal em virtude dos inúmeros apelos socioeconômicos e tecnológicos do sistema educacional. O interesse sobre o desenvolvimento de competências em TIC (e-competências) é destaque estratégico na Agenda Digital da Europa 2020 dada a sua importância para as atividades profissionais na atualidade. O presente estudo buscou descrever o perfil de competências eletrônicas dos professores no cenário específico da UFAL, bem como identificar a relação entre gestão universitária e as opções individuais de formação e desenvolvimento de e-competências dos mesmos para atuação na EAD. Como estratégia de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo qualitativo interpretativo básico, como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Quanto a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia-a-dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EAD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta lacunas em sua gestão universitária que precisam ser revistas e trabalhadas para que realmente venha a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EAD.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:12:33Z2019-11-26T13:12:33Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRABARBOSA, MILKA ALVES CORREIACASSUNDÉ, FERNANDA RODAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:12:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:12:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA |
title_short |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_full |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
title_sort |
COMPETÊNCIAS ELETRÔNICAS DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL |
author |
PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA |
author_facet |
PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA CASSUNDÉ, FERNANDA RODA |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA CASSUNDÉ, FERNANDA RODA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINTO, CAROLINE LINS TEIXEIRA BARBOSA, MILKA ALVES CORREIA CASSUNDÉ, FERNANDA RODA |
description |
A EAD surge como modelo ideal em virtude dos inúmeros apelos socioeconômicos e tecnológicos do sistema educacional. O interesse sobre o desenvolvimento de competências em TIC (e-competências) é destaque estratégico na Agenda Digital da Europa 2020 dada a sua importância para as atividades profissionais na atualidade. O presente estudo buscou descrever o perfil de competências eletrônicas dos professores no cenário específico da UFAL, bem como identificar a relação entre gestão universitária e as opções individuais de formação e desenvolvimento de e-competências dos mesmos para atuação na EAD. Como estratégia de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo qualitativo interpretativo básico, como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Quanto a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia-a-dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EAD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta lacunas em sua gestão universitária que precisam ser revistas e trabalhadas para que realmente venha a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EAD. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T13:12:33Z 2019-11-26T13:12:33Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651969663860736 |