OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADAM, BRUNA CORADINI NADER
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BENITES, MAUREN CORRÊA DOS SANTOS, FLORIANO, MIKAELA DAIANE PRESTES, ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201902
Resumo: As relações inerentes ao ambiente acadêmico se fazem essenciais para o enfrentamento das dificuldades e desafios vivenciados por docentes nas instituições de ensino, sendo que tais relacionamentos sofrem também impacto das mudanças sociais do ambiente, como, por exemplo, o uso das tecnologias em sala de aula. Com base nisso, este estudo teve por objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, no seu relacionamento com seus pares, discentes e equipe diretiva, bem como os efeitos das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo, a partir de uma pesquisa narrativa, tendo como participantes seis docentes da Unipampa. A partir das informações coletadas, verificou-se que há desafios nas relações com os pares, que podem estar relacionados a aspectos pessoais e/ou profissionais. Na relação com os discentes, evidenciou-se como dificuldade a falta de interesse e as carências na formação básica dos alunos. E para a maioria dos entrevistados o apoio recebido da equipe diretiva exerce influência positiva no desempenho de suas atividades. Por fim, observou-se que o uso das novas tecnologias está afetando diretamente o ambiente acadêmico, inclusive no que se refere ao comportamento de alunos e professores.
id UFSC_fc1213fcb79bd40b6d8290cca8f0b351
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201902
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPAAs relações inerentes ao ambiente acadêmico se fazem essenciais para o enfrentamento das dificuldades e desafios vivenciados por docentes nas instituições de ensino, sendo que tais relacionamentos sofrem também impacto das mudanças sociais do ambiente, como, por exemplo, o uso das tecnologias em sala de aula. Com base nisso, este estudo teve por objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, no seu relacionamento com seus pares, discentes e equipe diretiva, bem como os efeitos das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo, a partir de uma pesquisa narrativa, tendo como participantes seis docentes da Unipampa. A partir das informações coletadas, verificou-se que há desafios nas relações com os pares, que podem estar relacionados a aspectos pessoais e/ou profissionais. Na relação com os discentes, evidenciou-se como dificuldade a falta de interesse e as carências na formação básica dos alunos. E para a maioria dos entrevistados o apoio recebido da equipe diretiva exerce influência positiva no desempenho de suas atividades. Por fim, observou-se que o uso das novas tecnologias está afetando diretamente o ambiente acadêmico, inclusive no que se refere ao comportamento de alunos e professores.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:52:41Z2019-11-26T14:52:41Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201902ADAM, BRUNA CORADINI NADERBENITES, MAUREN CORRÊA DOS SANTOSFLORIANO, MIKAELA DAIANE PRESTESADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:52:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:52:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
title OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
spellingShingle OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
ADAM, BRUNA CORADINI NADER
title_short OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
title_full OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
title_fullStr OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
title_sort OS DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
author ADAM, BRUNA CORADINI NADER
author_facet ADAM, BRUNA CORADINI NADER
BENITES, MAUREN CORRÊA DOS SANTOS
FLORIANO, MIKAELA DAIANE PRESTES
ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRA
author_role author
author2 BENITES, MAUREN CORRÊA DOS SANTOS
FLORIANO, MIKAELA DAIANE PRESTES
ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ADAM, BRUNA CORADINI NADER
BENITES, MAUREN CORRÊA DOS SANTOS
FLORIANO, MIKAELA DAIANE PRESTES
ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRA
description As relações inerentes ao ambiente acadêmico se fazem essenciais para o enfrentamento das dificuldades e desafios vivenciados por docentes nas instituições de ensino, sendo que tais relacionamentos sofrem também impacto das mudanças sociais do ambiente, como, por exemplo, o uso das tecnologias em sala de aula. Com base nisso, este estudo teve por objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, no seu relacionamento com seus pares, discentes e equipe diretiva, bem como os efeitos das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo, a partir de uma pesquisa narrativa, tendo como participantes seis docentes da Unipampa. A partir das informações coletadas, verificou-se que há desafios nas relações com os pares, que podem estar relacionados a aspectos pessoais e/ou profissionais. Na relação com os discentes, evidenciou-se como dificuldade a falta de interesse e as carências na formação básica dos alunos. E para a maioria dos entrevistados o apoio recebido da equipe diretiva exerce influência positiva no desempenho de suas atividades. Por fim, observou-se que o uso das novas tecnologias está afetando diretamente o ambiente acadêmico, inclusive no que se refere ao comportamento de alunos e professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:52:41Z
2019-11-26T14:52:41Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201902
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652286380998656