Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos. |
id |
UFSC_15ad4ecd95701dbc9df3c7740d4b00e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190715 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusivaLíngua de sinaisLetramentoLeitura e EscritaInclusãoA presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos.UNIJUÍ2018-10-21T20:30:55Z2018-10-21T20:30:55Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiagohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715SCHELP, Patrícia Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-21T20:30:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190715Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-21T20:30:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
title |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
spellingShingle |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva SCHELP, Patrícia Paula Língua de sinais Letramento Leitura e Escrita Inclusão |
title_short |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
title_full |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
title_fullStr |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
title_sort |
Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva |
author |
SCHELP, Patrícia Paula |
author_facet |
SCHELP, Patrícia Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHELP, Patrícia Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua de sinais Letramento Leitura e Escrita Inclusão |
topic |
Língua de sinais Letramento Leitura e Escrita Inclusão |
description |
A presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-10-21T20:30:55Z 2018-10-21T20:30:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715 |
identifier_str_mv |
SCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIJUÍ |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIJUÍ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651947688853504 |