Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHELP, Patrícia Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715
Resumo: A presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos.
id UFSC_15ad4ecd95701dbc9df3c7740d4b00e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190715
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusivaLíngua de sinaisLetramentoLeitura e EscritaInclusãoA presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos.UNIJUÍ2018-10-21T20:30:55Z2018-10-21T20:30:55Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiagohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715SCHELP, Patrícia Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-21T20:30:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190715Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-21T20:30:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
title Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
spellingShingle Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
SCHELP, Patrícia Paula
Língua de sinais
Letramento
Leitura e Escrita
Inclusão
title_short Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
title_full Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
title_fullStr Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
title_full_unstemmed Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
title_sort Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva
author SCHELP, Patrícia Paula
author_facet SCHELP, Patrícia Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHELP, Patrícia Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de sinais
Letramento
Leitura e Escrita
Inclusão
topic Língua de sinais
Letramento
Leitura e Escrita
Inclusão
description A presente pesquisa investiga o uso social da leitura e da escrita, o letramento, em uma classe específica de surdos, no contexto de uma escola inclusiva. Foi investigado se a linguagem escrita é utilizada de forma significativa pelos surdos de forma a instituí-los como sujeitos letrados. Tal objetivo foi estabelecido pela constatação de que a maioria dos surdos apresenta dificuldades para atribuir sentido ao que lê, ou seja, aprendem as técnicas de codificação e decodificação, mas possuem dificuldades em significar, interpretar e compreender um texto. A abordagem metodológica privilegia os registros etnográficos coletados nas atividades rotineiras de uma escola regular que oferece atendimento a pessoas surdas. Além do diário de campo, onde são registradas as rotinas de sala de aula e as atividades dos surdos, os materiais desses alunos foram analisados na perspectiva de compreender o processo de significação da escrita; também são utilizadas gravações em vídeo de intervenções feitas com os alunos, entrevistas e questionário com as professoras. O letramento aborda aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema de escrita e suas conseqüências para as pessoas que vivem e interagem na sociedade, está baseada no uso da escrita, mesmo àqueles não-alfabetizados. Os resultados da pesquisa indicam que os eventos de leitura e de escrita em sala de aula consistem de atividades que não contemplam as funções sociais da leitura e da escrita e que as atividades em sala de aula são propostas de forma descontextualizada, ou seja, a ênfase se dá no ensino de vocábulos isolados. Constata-se assim que o letramento não está ocorrendo de forma significativa para esses alunos surdos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-10-21T20:30:55Z
2018-10-21T20:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715
identifier_str_mv SCHELP, Patrícia Paula. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. Orientadora: Dra. Anna Rosa Fontella Santiago
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIJUÍ
publisher.none.fl_str_mv UNIJUÍ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947688853504