A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174893
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_15cbd5e04a9750f6c8f01fa53eabddd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174893
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlves, LuisDelizoicov, Demétrio2017-04-18T04:13:45Z2017-04-18T04:13:45Z2016344480https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174893Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Esta dissertação apresenta um panorama sócio-histórico amplo das três fases da Escola Técnica Profissional integrante do sistema educativo de Timor-Leste e investiga aspectos da formação dos professores que nela atuam, com vistas a localizar necessidades formativas a serem contempladas em cursos de formação continuada de professores dessa escola. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisas bibliográfica e documental, um questionário e entrevistas semiestruturadas. Realizou-se um resgate de aspectos históricos da Escola Técnica Profissional e uma caracterização da sua estrutura acadêmico-administrativa. O questionário e as entrevistas semiestruturadas foram utilizados para o levantamento de dados sobre os professores timorenses que estavam a ensinar na Escola Técnica Profissional. Com esses dados foi elaborado um perfil sobre a formação dos professores que responderam o questionário. Uma visão geral desses sujeitos enquanto seres sócio-histórico que fazem parte de uma determinada comunidade pôde ser caracterizada. Uma amostra desse conjunto de professores constituído por seis docentes foi selecionada para a etapa das entrevistas. O instrumento usado para as entrevistas abarcou dois textos e algumas perguntas norteadoras. Procurou-se obter as manifestações orais de cada entrevistado sobre a sua própria avaliação relativa à sua proficiência em língua portuguesa, bem como os desafios e lacunas ? que por eles iam sendo informados ? a respeito da sua formação pedagógica, em particular na elaboração de planejamento de ensino. Com isso, a intenção foi a de se estabelecer uma perspectiva dialógica ao longo das entrevistas de modo a se ter um conjunto de dados e falas dos entrevistados com as quais se pudessem identificar situações significativas e contraditórias, ao relacioná-las com aspectos da história do Timor-Leste, e que necessitassem ser problematizadas em cursos de Formação Continuada de Professores da Escola Técnica de Becora. Através da análise dos dados constantes no questionário e das falas dos professores nas entrevistas são propostos alguns encaminhamentos, afinados com a concepção de educação de Paulo Freire, para serem considerados no planejamento de cursos de formação continuada desses professores.<br>Abstract : This dissertation presents a comprehensive history of the three partner overview stages in the professional technical School and member of the educational system of Timor-Leste and delves into aspects of training teachers who act, with a view to locate training needs to be addressed in continuing training courses for teachers of this school. The methodological procedures adopted were bibliographical and documentary research, a questionnaire and semi-structured interviews. A rescue of historical aspects of the professional technical School and a characterization of his academic and administrative structure. The questionnaire and semi-structured interviews were used for data collection on the Timorese teachers who were teaching in Vocational technical school. With this data was drawn up a profile on the training of teachers who answered the questionnaire. An overview of those being?s historical partners that are part of a particular community could be characterized. A sample of that set of teachers consisting of six teachers was selected for the step of the interviews. The instrument used for the interviews-two texts and some guiding questions-was prepared. Through it the researcher sought the oral manifestations of each interviewed about their own evaluation on the Portuguese language proficiency, as well as the challenges and gaps ? for they were informed ? about their pedagogical training, in particular in the preparation of plans. With that, the intention was to establish a dialogical perspective along the interviews so as to have a set of data and lines of respondents with which they could identify significant and contradictory situations, to connect them with aspects of the history of East Timor, and that needed to be raised in the course of continuous formation of Teachers of the Becora Technical School. Through the analysis of the data contained in the questionnaire and lines of the teachers in the interviews are proposed some referrals, in tune with the concept of education of Paulo Freire, to be considered in the planning of continuing training courses for these teachers.189 p.| il., grafs.porEducação científica e tecnológicaEnsino técnicoTimor LesteProfessoresFormaçãoTimor LesteA diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Lesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL344480.pdfapplication/pdf2918122https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/174893/1/344480.pdfb478f23edc5d8059414b6958925228b6MD51123456789/1748932017-04-18 01:13:45.668oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174893Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:13:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
title A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
spellingShingle A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
Alves, Luis
Educação científica e tecnológica
Ensino técnico
Timor Leste
Professores
Formação
Timor Leste
title_short A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
title_full A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
title_fullStr A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
title_full_unstemmed A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
title_sort A diologicidade na formação continuada de professores da Escola Técnica Profissional de Becora em Timor-Leste
author Alves, Luis
author_facet Alves, Luis
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delizoicov, Demétrio
contributor_str_mv Delizoicov, Demétrio
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Ensino técnico
Timor Leste
Professores
Formação
Timor Leste
topic Educação científica e tecnológica
Ensino técnico
Timor Leste
Professores
Formação
Timor Leste
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T04:13:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-18T04:13:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174893
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 344480
identifier_str_mv 344480
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/174893/1/344480.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b478f23edc5d8059414b6958925228b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805488372023296