O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866 |
Resumo: | Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031 |
id |
UFSC_15d0fb6e47c81407612f0f28402938bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160866 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades ruraisEstudo da realidadeEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaDisponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031Neste artigo discutimos a implementação do ensino de matemática nas áreas de assentamentos rurais, por meio do Estudo da Realidade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; PERNAMBUCO, 1994), um princípio metodológico baseado na investigação da realidade local. Para concretizar tais princípios, vivenciamos uma experiência pedagógica em duas disciplinas do curso de Pedagogia da Terra, ocorrido na cidade de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em convênio com o INCRA, PRONERA e MST. A turma era composta por professores-alunos, moradores de assentamentos rurais, das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A experiência centrou-se em três momentos: o estudo da realidade (ER), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC), como abordagem no ensino de matemática. A análise da experiência mostrou que a exploração das atividades cotidianas das comunidades proporcionou um melhor desempenho na prática matemática do grupo.Revista Bolema2016-04-20T01:25:28Z2016-04-20T01:25:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T01:25:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T01:25:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
title |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
spellingShingle |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais Mendes, Iran Abreu Estudo da realidade Ensino de Matemática Etnomatemática |
title_short |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
title_full |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
title_fullStr |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
title_full_unstemmed |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
title_sort |
O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo da realidade Ensino de Matemática Etnomatemática |
topic |
Estudo da realidade Ensino de Matemática Etnomatemática |
description |
Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-04-20T01:25:28Z 2016-04-20T01:25:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866 |
identifier_str_mv |
MENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Bolema |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Bolema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651992612995072 |