O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031
id UFSC_15d0fb6e47c81407612f0f28402938bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades ruraisEstudo da realidadeEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaDisponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031Neste artigo discutimos a implementação do ensino de matemática nas áreas de assentamentos rurais, por meio do Estudo da Realidade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; PERNAMBUCO, 1994), um princípio metodológico baseado na investigação da realidade local. Para concretizar tais princípios, vivenciamos uma experiência pedagógica em duas disciplinas do curso de Pedagogia da Terra, ocorrido na cidade de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em convênio com o INCRA, PRONERA e MST. A turma era composta por professores-alunos, moradores de assentamentos rurais, das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A experiência centrou-se em três momentos: o estudo da realidade (ER), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC), como abordagem no ensino de matemática. A análise da experiência mostrou que a exploração das atividades cotidianas das comunidades proporcionou um melhor desempenho na prática matemática do grupo.Revista Bolema2016-04-20T01:25:28Z2016-04-20T01:25:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866Mendes, Iran Abreuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-20T01:25:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-20T01:25:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
title O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
spellingShingle O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
Mendes, Iran Abreu
Estudo da realidade
Ensino de Matemática
Etnomatemática
title_short O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
title_full O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
title_fullStr O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
title_full_unstemmed O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
title_sort O estudo da realidade como eixo da formação matemática dos professores de comunidades rurais
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo da realidade
Ensino de Matemática
Etnomatemática
topic Estudo da realidade
Ensino de Matemática
Etnomatemática
description Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-04-20T01:25:28Z
2016-04-20T01:25:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866
identifier_str_mv MENDES, I. A. O estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 571-595, 2010.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Bolema
publisher.none.fl_str_mv Revista Bolema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992612995072