Gabriela, cravo e canela no Instagram: uma perspectiva feminista interseccional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200851
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Linguagem e Educação a Distância
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spelling Gabriela, cravo e canela no Instagram: uma perspectiva feminista interseccionalGabriela, cravo e canelaFeminismoInterseccionalidadeLiteratura brasileiraMídias digitaisTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Linguagem e Educação a DistânciaConsidera-se que as mídias digitais dentro da chamada web2.0, tem transformado mundialmente as relações sociais, acadêmicas, políticas e científicas, introduzindo uma nova esfera de circulação e produção do conhecimento de forma interativa e participativa. Face aos desafios de inserção e democratização do conhecimento científico nas plataformas digitais, este trabalho consiste numa proposta de realização de uma produção midiática na rede social Instagram, com a finalidade de desenvolver uma releitura do romance amadino Gabriela, cravo e canela sob a perspectiva do feminismo interseccional. Para operar uma releitura crítica do romance amadino, utilizamos os conceitos de Lugar de Fala e de Interseccionalidade, apropriados pelo movimento intelectual e político do feminismo negro. A partir das leituras teóricas juntamente com a leitura do romance, elegemos três grandes eixos temáticos para a construção das micropostagens no Instagram REVISITANDOO: Mulata, Lugar de Fala e Provocações, em que buscamos resgatar e ressignificar os lugares históricos e sociais das mulheres em Gabriela, cravo e canela com base no feminismo negro e interseccional. Para construir as micropostagens no Instagram, nos apropriamos do conceito de verbovisualidade desenvolvido por Beth Brait (2013), a partir dos estudos do círculo bakhtiniano. Este conceito foi fundamental para desenvolver a articulação do verbo e da imagem como materialidade integrada e produtora de efeitos de sentidos. A materialização do Instagram se deu por meio da abertura de uma conta comercial em que foi possível mensurar os índices de participação e interatividade dos interlocutores. Sobre a métrica geral, observamos uma predominância de participação e interação feminina na rede social entre 25 à 34 anos. Esforçamo-nos assim, em resgatar a possibilidade de integrar ciência, literatura e sociedade dentro do contexto das mídias digitais. Nesse percurso, muitas questões não foram possíveis de serem exploradas com maior profundidade e, por isso, longe de esgotar a questão, deixamos em aberto a continuidade do diálogo aos pesquisadores interessados na relevância social do tema. Pontuamos a necessidade do olhar interdisciplinar sobre o tema em que educação, tecnologia, ciência da informação e outras áreas do conhecimento possam auxiliar na reflexão de novos caminhos a partir da linguagem das mídias digitais.It is considered that digital media within the so-called web 2.0 has transformed the social, academic, political and scientific relations worldwide, introducing a new sphere of circulation and production of knowledge in an interactive and participatory way. Faced with the challenges of insertion and democratization of scientific knowledge in digital platforms, this assignment is about a proposal to carry out a media production on the social network Instagram, with the purpose of developing a rereading of the novel Gabriela, cravo e canela, by Jorge Amado, from the perspective of intersectional feminism. To operate a critical rereading of the Jorge Amado’s novel, we use the concepts of Place of Speech and Intersectionality, appropriated by the intellectual and political movement of black feminism. From the theoretical readings together with the reading of the novel, we chose three major thematic axes for the construction of the micro posting on Instagram REVISITANDOO: Mulata, Place of Speech and Provocation, in which we seek to rescue and re-signify the historical and social places of women in Gabriela, cravo e canela based on black and intersectional feminism. To build the micro posting on Instagram, we took the concept of verbal-visuality developed by Beth Brait (2013), from the Bakhtin Circle studies. This concept was fundamental to develop the articulation of the verb and the image as integrated materiality and producing effects of senses. The materialization of Instagram occurred through the opening of a commercial account in which it was possible to measure the participation and interactivity indices of the followers. Regarding the overall metric, we observed a predominance of participation and interaction in the social network of women between 25 and 34 years old. We strive thus to rescue the possibility of integrating science, literature and society within the context of digital media. In this way, many questions were not possible to be deeply explored and, therefore, far from clarify the issue, we left the discussion continuing open to the researchers who are interested in the social relevance of the subject. We point out the need for an interdisciplinary look at the theme in which education, technology, information science and other areas of knowledge can help in the reflection of new paths based on the language of digital media.FlorianópolisMarkendorf, MarcioUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Ana Paula2019-09-24T12:28:24Z2019-09-24T12:28:24Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200851porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T12:28:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-24T12:28:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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