Estratégias metacognitivas de leitura de crianças com distúrbio de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolielo-Carrilho,Ana Paola
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hage,Simone Rocha de Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300305
Resumo: RESUMO Objetivo verificar o uso de estratégias metacognitivas de leitura de crianças com Distúrbio de Aprendizagem e averiguar se há relação entre este uso e a compreensão de textos. Método participaram 30 crianças, de 8 a 12 anos, de ambos os gêneros, divididas em grupo experimental (GE) - 15 crianças com Distúrbio de Aprendizagem; e grupo controle (GC) - 15 crianças sem dificuldades. Todas foram submetidas à Escala de Estratégias de Leitura e o subteste compreensão de textos do Prolec. A descrição da amostra foi feita em valores de média, mediana, mínimo e máximo. Para análise comparativa entre os grupos, foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. O grau de correlação entre as variáveis foi verificado pela Análise de Correlação de Spearman. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados na pontuação total da escala, o desempenho do GE foi inferior em todas as medidas descritivas com diferença significante em relação ao GC. O GE apresentou desempenho próximo ao das crianças sem dificuldade somente nas estratégias globais. A correlação entre o uso de estratégias metacognitivas e a compreensão de textos foi positiva. Conclusão as crianças com Distúrbio de Aprendizagem evidenciaram déficits na utilização de estratégias metacognitivas de leitura quando comparadas às crianças sem dificuldade de aprendizagem. Quanto melhor o desempenho na escala de estratégias de leitura, melhor foi o desempenho na compreensão dos textos e vice-versa, sugerindo que habilidades metacognitivas para leitura contribuem para a compreensão leitora.
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