ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE, TOMIO, JANAÍNA LORENZI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959
Resumo: O marketing educacional das universidades precisa considerar os diversos públicos relacionados a ela e estar embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida. No caso das instituições de ensino superior pago o marketing torna-se mais necessário, pois a realidade atual no Brasil apresenta um mercado educacional de altíssima concorrência. Com o objetivo de preencher alguma das carências em pesquisas que abordem estes assuntos se analisa a relação existente entre a satisfação e a imagem corporativa percebida pelos alunos de uma universidade privada de Santa Catarina. Os dados foram obtidos numa pesquisa survey com 535 alunos em 2005. O questionário foi estruturado em sete blocos, correspondendo os seis primeiros às imagens percebidas das características gerais (bloco A, nove itens); instalações físicas (bloco B, 7 itens); funcionários (bloco C, 7 itens); ensino (bloco D, 6 itens); serviços oferecidos (bloco E, 5 itens); e, ambiente da universidade (bloco F, 3 itens). Por sua vez, a satisfação foi aferida por um bloco único (G) com dez itens. Os resultados obtidos na análise canônica indicam correlações significativas para os seis primeiros pares de variáveis canônicas entre o bloco da satisfação e a percepção da imagem, quando considerados em conjunto os seis blocos. A correlação canônica, nessa condição, alcançou o valor de RCAN= 0,838. As análises em separado do bloco da satisfação com cada bloco da percepção da imagem mostram que o valor máximo se registra para a correlação canônica com o ensino (RCAN= 0,735), seguido pela existente com os serviços oferecidos pela instituição de ensino superior - IES (RCAN= 0,721), as características gerais (RCAN= 0,697), o ambiente na universidade (RCAN= 0,589), os funcionários (RCAN= 0,582), até atingir o mínimo valor, mas também significativo, com as instalações físicas (RCAN= 0,528). Se for calculada a correlação canônica entre a satisfação e as afirmativas que dizem respeito da reputação e da qualidade, considerando os blocos do ensino, serviços oferecidos e características gerais, seu valor alcança RCAN= 0,782. A correlação canônica calculada a partir das segmentações idade, faixa de renda e período mostram também aspectos importantes a considerar. Os diversos achados permitem concluir que o fortalecimento da IES no mercado em que atua dependerá dos investimentos feitos no sentido de aumentar principalmente sua reputação e a qualidade dos serviços oferecidos.
id UFSC_1a52800b6b8ffd7f3ad2d145be922e16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/36959
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONALO marketing educacional das universidades precisa considerar os diversos públicos relacionados a ela e estar embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida. No caso das instituições de ensino superior pago o marketing torna-se mais necessário, pois a realidade atual no Brasil apresenta um mercado educacional de altíssima concorrência. Com o objetivo de preencher alguma das carências em pesquisas que abordem estes assuntos se analisa a relação existente entre a satisfação e a imagem corporativa percebida pelos alunos de uma universidade privada de Santa Catarina. Os dados foram obtidos numa pesquisa survey com 535 alunos em 2005. O questionário foi estruturado em sete blocos, correspondendo os seis primeiros às imagens percebidas das características gerais (bloco A, nove itens); instalações físicas (bloco B, 7 itens); funcionários (bloco C, 7 itens); ensino (bloco D, 6 itens); serviços oferecidos (bloco E, 5 itens); e, ambiente da universidade (bloco F, 3 itens). Por sua vez, a satisfação foi aferida por um bloco único (G) com dez itens. Os resultados obtidos na análise canônica indicam correlações significativas para os seis primeiros pares de variáveis canônicas entre o bloco da satisfação e a percepção da imagem, quando considerados em conjunto os seis blocos. A correlação canônica, nessa condição, alcançou o valor de RCAN= 0,838. As análises em separado do bloco da satisfação com cada bloco da percepção da imagem mostram que o valor máximo se registra para a correlação canônica com o ensino (RCAN= 0,735), seguido pela existente com os serviços oferecidos pela instituição de ensino superior - IES (RCAN= 0,721), as características gerais (RCAN= 0,697), o ambiente na universidade (RCAN= 0,589), os funcionários (RCAN= 0,582), até atingir o mínimo valor, mas também significativo, com as instalações físicas (RCAN= 0,528). Se for calculada a correlação canônica entre a satisfação e as afirmativas que dizem respeito da reputação e da qualidade, considerando os blocos do ensino, serviços oferecidos e características gerais, seu valor alcança RCAN= 0,782. A correlação canônica calculada a partir das segmentações idade, faixa de renda e período mostram também aspectos importantes a considerar. Os diversos achados permitem concluir que o fortalecimento da IES no mercado em que atua dependerá dos investimentos feitos no sentido de aumentar principalmente sua reputação e a qualidade dos serviços oferecidos.INPEAU2012-10-01T20:14:40Z2012-10-01T20:14:40Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959VERDINELLI, MIGUEL ANGELSOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DETOMIO, JANAÍNA LORENZIporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:19:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36959Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:19:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
title ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
spellingShingle ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
title_short ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
title_full ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
title_fullStr ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
title_full_unstemmed ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
title_sort ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
author VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
author_facet VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE
TOMIO, JANAÍNA LORENZI
author_role author
author2 SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE
TOMIO, JANAÍNA LORENZI
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE
TOMIO, JANAÍNA LORENZI
description O marketing educacional das universidades precisa considerar os diversos públicos relacionados a ela e estar embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida. No caso das instituições de ensino superior pago o marketing torna-se mais necessário, pois a realidade atual no Brasil apresenta um mercado educacional de altíssima concorrência. Com o objetivo de preencher alguma das carências em pesquisas que abordem estes assuntos se analisa a relação existente entre a satisfação e a imagem corporativa percebida pelos alunos de uma universidade privada de Santa Catarina. Os dados foram obtidos numa pesquisa survey com 535 alunos em 2005. O questionário foi estruturado em sete blocos, correspondendo os seis primeiros às imagens percebidas das características gerais (bloco A, nove itens); instalações físicas (bloco B, 7 itens); funcionários (bloco C, 7 itens); ensino (bloco D, 6 itens); serviços oferecidos (bloco E, 5 itens); e, ambiente da universidade (bloco F, 3 itens). Por sua vez, a satisfação foi aferida por um bloco único (G) com dez itens. Os resultados obtidos na análise canônica indicam correlações significativas para os seis primeiros pares de variáveis canônicas entre o bloco da satisfação e a percepção da imagem, quando considerados em conjunto os seis blocos. A correlação canônica, nessa condição, alcançou o valor de RCAN= 0,838. As análises em separado do bloco da satisfação com cada bloco da percepção da imagem mostram que o valor máximo se registra para a correlação canônica com o ensino (RCAN= 0,735), seguido pela existente com os serviços oferecidos pela instituição de ensino superior - IES (RCAN= 0,721), as características gerais (RCAN= 0,697), o ambiente na universidade (RCAN= 0,589), os funcionários (RCAN= 0,582), até atingir o mínimo valor, mas também significativo, com as instalações físicas (RCAN= 0,528). Se for calculada a correlação canônica entre a satisfação e as afirmativas que dizem respeito da reputação e da qualidade, considerando os blocos do ensino, serviços oferecidos e características gerais, seu valor alcança RCAN= 0,782. A correlação canônica calculada a partir das segmentações idade, faixa de renda e período mostram também aspectos importantes a considerar. Os diversos achados permitem concluir que o fortalecimento da IES no mercado em que atua dependerá dos investimentos feitos no sentido de aumentar principalmente sua reputação e a qualidade dos serviços oferecidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-10-01T20:14:40Z
2012-10-01T20:14:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119873421312