ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959 |
Resumo: | O marketing educacional das universidades precisa considerar os diversos públicos relacionados a ela e estar embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida. No caso das instituições de ensino superior pago o marketing torna-se mais necessário, pois a realidade atual no Brasil apresenta um mercado educacional de altíssima concorrência. Com o objetivo de preencher alguma das carências em pesquisas que abordem estes assuntos se analisa a relação existente entre a satisfação e a imagem corporativa percebida pelos alunos de uma universidade privada de Santa Catarina. Os dados foram obtidos numa pesquisa survey com 535 alunos em 2005. O questionário foi estruturado em sete blocos, correspondendo os seis primeiros às imagens percebidas das características gerais (bloco A, nove itens); instalações físicas (bloco B, 7 itens); funcionários (bloco C, 7 itens); ensino (bloco D, 6 itens); serviços oferecidos (bloco E, 5 itens); e, ambiente da universidade (bloco F, 3 itens). Por sua vez, a satisfação foi aferida por um bloco único (G) com dez itens. Os resultados obtidos na análise canônica indicam correlações significativas para os seis primeiros pares de variáveis canônicas entre o bloco da satisfação e a percepção da imagem, quando considerados em conjunto os seis blocos. A correlação canônica, nessa condição, alcançou o valor de RCAN= 0,838. As análises em separado do bloco da satisfação com cada bloco da percepção da imagem mostram que o valor máximo se registra para a correlação canônica com o ensino (RCAN= 0,735), seguido pela existente com os serviços oferecidos pela instituição de ensino superior - IES (RCAN= 0,721), as características gerais (RCAN= 0,697), o ambiente na universidade (RCAN= 0,589), os funcionários (RCAN= 0,582), até atingir o mínimo valor, mas também significativo, com as instalações físicas (RCAN= 0,528). Se for calculada a correlação canônica entre a satisfação e as afirmativas que dizem respeito da reputação e da qualidade, considerando os blocos do ensino, serviços oferecidos e características gerais, seu valor alcança RCAN= 0,782. A correlação canônica calculada a partir das segmentações idade, faixa de renda e período mostram também aspectos importantes a considerar. Os diversos achados permitem concluir que o fortalecimento da IES no mercado em que atua dependerá dos investimentos feitos no sentido de aumentar principalmente sua reputação e a qualidade dos serviços oferecidos. |
id |
UFSC_1a52800b6b8ffd7f3ad2d145be922e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/36959 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONALO marketing educacional das universidades precisa considerar os diversos públicos relacionados a ela e estar embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida. No caso das instituições de ensino superior pago o marketing torna-se mais necessário, pois a realidade atual no Brasil apresenta um mercado educacional de altíssima concorrência. Com o objetivo de preencher alguma das carências em pesquisas que abordem estes assuntos se analisa a relação existente entre a satisfação e a imagem corporativa percebida pelos alunos de uma universidade privada de Santa Catarina. Os dados foram obtidos numa pesquisa survey com 535 alunos em 2005. O questionário foi estruturado em sete blocos, correspondendo os seis primeiros às imagens percebidas das características gerais (bloco A, nove itens); instalações físicas (bloco B, 7 itens); funcionários (bloco C, 7 itens); ensino (bloco D, 6 itens); serviços oferecidos (bloco E, 5 itens); e, ambiente da universidade (bloco F, 3 itens). Por sua vez, a satisfação foi aferida por um bloco único (G) com dez itens. Os resultados obtidos na análise canônica indicam correlações significativas para os seis primeiros pares de variáveis canônicas entre o bloco da satisfação e a percepção da imagem, quando considerados em conjunto os seis blocos. A correlação canônica, nessa condição, alcançou o valor de RCAN= 0,838. As análises em separado do bloco da satisfação com cada bloco da percepção da imagem mostram que o valor máximo se registra para a correlação canônica com o ensino (RCAN= 0,735), seguido pela existente com os serviços oferecidos pela instituição de ensino superior - IES (RCAN= 0,721), as características gerais (RCAN= 0,697), o ambiente na universidade (RCAN= 0,589), os funcionários (RCAN= 0,582), até atingir o mínimo valor, mas também significativo, com as instalações físicas (RCAN= 0,528). Se for calculada a correlação canônica entre a satisfação e as afirmativas que dizem respeito da reputação e da qualidade, considerando os blocos do ensino, serviços oferecidos e características gerais, seu valor alcança RCAN= 0,782. A correlação canônica calculada a partir das segmentações idade, faixa de renda e período mostram também aspectos importantes a considerar. Os diversos achados permitem concluir que o fortalecimento da IES no mercado em que atua dependerá dos investimentos feitos no sentido de aumentar principalmente sua reputação e a qualidade dos serviços oferecidos.INPEAU2012-10-01T20:14:40Z2012-10-01T20:14:40Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959VERDINELLI, MIGUEL ANGELSOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DETOMIO, JANAÍNA LORENZIporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:19:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36959Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:19:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
title |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
spellingShingle |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL VERDINELLI, MIGUEL ANGEL |
title_short |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
title_full |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
title_fullStr |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
title_sort |
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A IMAGEM INSTITUCIONAL E A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR O MARKETING EDUCACIONAL |
author |
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL |
author_facet |
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE TOMIO, JANAÍNA LORENZI |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE TOMIO, JANAÍNA LORENZI |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL SOUZA, MARIA JOSÉ BARBOSA DE TOMIO, JANAÍNA LORENZI |
description |
O marketing educacional das universidades precisa considerar os diversos públicos relacionados a ela e estar embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida. No caso das instituições de ensino superior pago o marketing torna-se mais necessário, pois a realidade atual no Brasil apresenta um mercado educacional de altíssima concorrência. Com o objetivo de preencher alguma das carências em pesquisas que abordem estes assuntos se analisa a relação existente entre a satisfação e a imagem corporativa percebida pelos alunos de uma universidade privada de Santa Catarina. Os dados foram obtidos numa pesquisa survey com 535 alunos em 2005. O questionário foi estruturado em sete blocos, correspondendo os seis primeiros às imagens percebidas das características gerais (bloco A, nove itens); instalações físicas (bloco B, 7 itens); funcionários (bloco C, 7 itens); ensino (bloco D, 6 itens); serviços oferecidos (bloco E, 5 itens); e, ambiente da universidade (bloco F, 3 itens). Por sua vez, a satisfação foi aferida por um bloco único (G) com dez itens. Os resultados obtidos na análise canônica indicam correlações significativas para os seis primeiros pares de variáveis canônicas entre o bloco da satisfação e a percepção da imagem, quando considerados em conjunto os seis blocos. A correlação canônica, nessa condição, alcançou o valor de RCAN= 0,838. As análises em separado do bloco da satisfação com cada bloco da percepção da imagem mostram que o valor máximo se registra para a correlação canônica com o ensino (RCAN= 0,735), seguido pela existente com os serviços oferecidos pela instituição de ensino superior - IES (RCAN= 0,721), as características gerais (RCAN= 0,697), o ambiente na universidade (RCAN= 0,589), os funcionários (RCAN= 0,582), até atingir o mínimo valor, mas também significativo, com as instalações físicas (RCAN= 0,528). Se for calculada a correlação canônica entre a satisfação e as afirmativas que dizem respeito da reputação e da qualidade, considerando os blocos do ensino, serviços oferecidos e características gerais, seu valor alcança RCAN= 0,782. A correlação canônica calculada a partir das segmentações idade, faixa de renda e período mostram também aspectos importantes a considerar. Os diversos achados permitem concluir que o fortalecimento da IES no mercado em que atua dependerá dos investimentos feitos no sentido de aumentar principalmente sua reputação e a qualidade dos serviços oferecidos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-10-01T20:14:40Z 2012-10-01T20:14:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119873421312 |