Percepção da imagem e satisfação em egressos universitários: uma análise correlacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdinelli, Miguel Angel
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Souza, Maria José Barbosa de, ferraz, Jucelino Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89443
Resumo: As universidades, como instituições estratégicas no desenvolvimento nacional e regional, precisam desenvolver um marketing educacional embasado em atributos chave, como são a satisfação e a imagem percebida, tanto pelos atuais membros da organização quanto por aqueles que por ela passaram ou são servidos. No caso do Brasil, esta situação torna-se mais necessária para aquelas instituições de ensino superior pago, pois se encontram inseridas num mercado onde a concorrência foi crescente durante as duas últimas décadas. Embora esta realidade seja consenso entre os gestores, são poucas as pesquisas que abordam estes assuntos e menos, ainda, as instituições que as usam nos seus planejamentos de marketing. Com o objetivo de analisar a relação existente entre imagem e satisfação dos alunos, em uma universidade privada do Meio Oeste catarinense, foi realizada uma pesquisa survey com 273 egressos, que concluíram seus cursos em 2004. Os resultados obtidos indicam correlações significativas entre as imagens cognitiva, afetiva e global com a satisfação. Os dois primeiros fatores extraídos da matriz correspondente às percepções da imagem cognitiva, relacionados à qualidade (r = 0,59) e à reputação (r = 0,26) respectivamente, apresentam os maiores valores de correlação com a satisfação, sendo a reputação o fator que mostrou maior relacionamento com a imagem global (r = 0,36) e com a imagem afetiva (r = 0,56). A análise dos dados permite concluir que investimentos em qualidade e reputação serão relevantes para o fortalecimento da organização perante o mercado em que atua.
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