Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491 |
Resumo: | Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89 |
id |
UFSC_1a60424238487e43471bb552e80364c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206491 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciaisMovimento da Matemática ModernaEnsino PrimárioManuais PedagógicosDisponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89Este estudo pretendeu identificar como as recomendações do Movimento da Matemática Moderna (MMM) foram construídas e divulgadas em manuais pedagógicos utilizados pelos professores primários no Brasil e em Portugal. Especificamente, este artigo procurou verificar como se processaram as sugestões para as práticas pedagógicas para assegurar a transmissão das propostas do MMM por meio do uso do Método Cuisenaire. Os trabalhos Matemática dinâmica com números em cores (1961), publicado no Brasil, e Didática Especial (1963), publicada em Portugal, foram escolhidos para discussão, visto que enfatizaram o uso desse método. Assim, é possível afirmar que os trabalhos eleitos para análise podem ser vistos como divulgadores e defensoras do uso do Método Cuisenaire no ensino da Matemática Moderna.Quadrante2020-03-31T19:53:33Z2020-03-31T19:53:33Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante (Lisboa), v. xxiii, p. 79, 2014.2183-2838https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491Borges, Rosimeire Aparecida SoaresDuarte, Aparecida Rodrigues SilvaCampos, Tânia Maria Mendonçaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T19:53:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206491Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T19:53:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
title |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
spellingShingle |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais Borges, Rosimeire Aparecida Soares Movimento da Matemática Moderna Ensino Primário Manuais Pedagógicos |
title_short |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
title_full |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
title_fullStr |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
title_sort |
Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais |
author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
author_facet |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Campos, Tânia Maria Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Campos, Tânia Maria Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da Matemática Moderna Ensino Primário Manuais Pedagógicos |
topic |
Movimento da Matemática Moderna Ensino Primário Manuais Pedagógicos |
description |
Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/89 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-03-31T19:53:33Z 2020-03-31T19:53:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante (Lisboa), v. xxiii, p. 79, 2014. 2183-2838 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491 |
identifier_str_mv |
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. Manuais Pedagógicos do Brasil e de Portugal: um estudo da Matemática Moderna nas séries iniciais. Quadrante (Lisboa), v. xxiii, p. 79, 2014. 2183-2838 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Quadrante |
publisher.none.fl_str_mv |
Quadrante |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652048416112640 |