FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/ cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações. |
id |
UFSC_1a6fbc58936050c01923d7674b0de8c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241264 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTESEducação FísicaCultura DigitalFormação ContinuadaEste estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/ cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações.2022-10-26T12:37:01Z2022-10-26T12:37:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264Silveira, JulianoPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T12:37:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241264Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T12:37:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES Silveira, Juliano Educação Física Cultura Digital Formação Continuada |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES |
author |
Silveira, Juliano |
author_facet |
Silveira, Juliano Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Juliano Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Cultura Digital Formação Continuada |
topic |
Educação Física Cultura Digital Formação Continuada |
description |
Este estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/ cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-26T12:37:01Z 2022-10-26T12:37:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652065322303488 |