Plano de licenciamento de produtos para clubes catarinenses de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iusim, Eduardo Duarte
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Scarabelim, João Victor Martins da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255673
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
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spelling Plano de licenciamento de produtos para clubes catarinenses de futebolMarcaLicenciamentoClubesMarketing esportivoSports marketingBrandLicensingClubsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.A paixão dos torcedores com seus clubes transcende o futebol e se traduz em oportunidades estratégicas e diferentes fontes de receitas para os clubes, onde as atividades de marketing esportivo e branding ganham relevância. Neste contexto, se destaca o licenciamento de produtos. O objetivo central deste trabalho é desenvolver um plano de licenciamento de produtos para os clubes de futebol Avaí e Criciúma, a fim de potencializar o alcance de suas marcas e contribuir com o fortalecimento desta área nos clubes. Este trabalho foi elaborado como uma pesquisa aplicada, com uma abordagem de natureza qualitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados se deu com a realização de uma investigação documental, a partir de duas fontes: Demonstrações Financeiras dos principais clubes do futebol brasileiro e dados da plataforma Destra Performa. Como resultados desta investigação foram identificadas informações a respeito de contratos de licenciamento, produtos licenciados e as receitas do licenciamento, onde os clubes catarinenses apresentaram menos produtos licenciados, menos contratos vigentes, uma menor garantia mínima e menos receitas nesta área do que a média nacional. O plano de Licenciamento foi desenvolvido e direcionado para cada uma das duas equipes, com a definição de objetivos, propostas de aprimoramento de produtos licenciados e contratos vigentes, além da sua implementação. Os planos de ambos os clubes foram orientados a partir de objetivos como a diversificação do portfólio de produtos, aumento da receita proveniente dos contratos e promoção e expansão da marca no mercado, com uma implementação a partir da identificação e negociação de novos contratos para o portfólio do clube, a execução de um plano de marketing baseado no mix de marketing, e a avaliação do desempenho das estratégias implementadas.The fans' passion for their clubs transcends football and translates into strategic opportunities and different revenue streams for the clubs, where sports marketing and branding activities gain relevance. In this context, product licensing stands out. In the reality of Santa Catarina, the marketing area and the product licensing branch are below their potential. Thus, the central objective of this work is to develop a product licensing plan for the football clubs Avaí and Criciúma, in order to enhance the reach of their brands and contribute to the strengthening of this area in the clubs. This work was conducted as applied research with a qualitative and descriptive approach. Data collection involved documentary investigation from two sources: Financial Statements of the main Brazilian football clubs and data from the Destra Performa platform. The results of this investigation identified information regarding licensing contracts, licensed products, and licensing revenues, showing that the clubs from Santa Catarina had fewer licensed products, fewer active contracts, lower minimum guarantees, and lower revenues in this area than the national average. The Licensing Plan was developed and directed to each of the two teams, defining objectives, proposals for improving licensed products and active contracts, as well as their implementation. The plans for both clubs were guided by objectives such as diversifying the product portfolio, increasing revenue from contracts, and promoting and expanding the brand in the market, with an implementation based on the identification and negotiation of new contracts for the club's portfolio, the execution of a marketing plan based on the marketing mix, and the evaluation of the performance of the implemented strategies.Florianópolis, SC.Ocke, Marco Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.Iusim, Eduardo DuarteScarabelim, João Victor Martins da Silva2024-07-08T16:00:55Z2024-07-08T16:00:55Z2024-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis131 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255673Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-08T16:00:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255673Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-08T16:00:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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