História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raad, Marcos Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840
Resumo: DISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAAD
id UFSC_1b1cda4ca67013b96e1f668c533e22d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161840
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma culturaHistória da educação matemáticaEnsino de cálculoCultura do ensino de cálculoHistória das disciplinasDISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAADO presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico sobre o ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante as décadas de 1970 e 1980 com a intenção de identificar traços, vestígios da cultura desse ensino. Dessa forma, a questão norteadora foi : como se caracteriza a cultura do ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas décadas de 1970 e 1980 ? O estudo aqui prop osto, ao investigar historicamente os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, naturalmente se insere no campo de pesquisa da história da educação matemática com um suporte teórico - metodológico proveniente da História da Educação entendida como es pecificidade da História. As fontes analisadas foram as notas de aula de um professor de Cálculo do Departamento de Matemática da UFJF do século passado, o caderno de Cálculo de um aluno do referido professor, as atas departamentais, livros texto de Cálcul o do período em questão; além de entrevista com o docente autor das notas. As conclusões do estudo delineado apontam para a identificação de elementos da cultura de ensino de Cálculo como: o rigor, os pré - requisitos, a reprovação, as aplicações da matemáti ca, a ênfase no treinamento e a seqüência de ensino função - limite - derivada - integral.Oliveira, Maria Cristina Araújo deRaad, Marcos Ribeiro2016-05-15T19:18:03Z2016-05-15T19:18:03Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T20:25:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161840Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T20:25:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
title História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
spellingShingle História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
Raad, Marcos Ribeiro
História da educação matemática
Ensino de cálculo
Cultura do ensino de cálculo
História das disciplinas
title_short História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
title_full História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
title_fullStr História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
title_full_unstemmed História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
title_sort História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura
author Raad, Marcos Ribeiro
author_facet Raad, Marcos Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Raad, Marcos Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Ensino de cálculo
Cultura do ensino de cálculo
História das disciplinas
topic História da educação matemática
Ensino de cálculo
Cultura do ensino de cálculo
História das disciplinas
description DISSERTAÇÃO_MARCOS RIBEIRO RAAD
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-05-15T19:18:03Z
2016-05-15T19:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840
identifier_str_mv RAAD, Marcos Ribeiro. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651922709676032