Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapa e um inventário de pesquisas brasileiras que lidam com arte e matemática na Educação Matemática. Considerando o período entre 1987 e 2013, fez-se um levantamento de teses e dissertações para desenhar um mapa sobre a quantidade de pesquisas que se envolveram com o tema em questão, observando o crescimento, o local de produção, os sujeitos e as forças envolvidas. A partir daí, apresenta-se um inventário das pesquisas, procurando analisá-las estruturalmente para delinear modos de articular a arte com a matemática, bem como os empregos de aspectos visuais nesta articulação. Por fim, constata-se que a produção na área ainda é bastante tímida, com pequenos picos e com tendências articuladas às diretrizes modernas para um ensino interdisciplinar. |
id |
UFSC_1ca1a034b35a311adbabef48c4477eff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202567 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemáticaPesquisa em Educação MatemáticaArteVisualizaçãoEste artigo apresenta um mapa e um inventário de pesquisas brasileiras que lidam com arte e matemática na Educação Matemática. Considerando o período entre 1987 e 2013, fez-se um levantamento de teses e dissertações para desenhar um mapa sobre a quantidade de pesquisas que se envolveram com o tema em questão, observando o crescimento, o local de produção, os sujeitos e as forças envolvidas. A partir daí, apresenta-se um inventário das pesquisas, procurando analisá-las estruturalmente para delinear modos de articular a arte com a matemática, bem como os empregos de aspectos visuais nesta articulação. Por fim, constata-se que a produção na área ainda é bastante tímida, com pequenos picos e com tendências articuladas às diretrizes modernas para um ensino interdisciplinar.2019-12-09T14:56:27Z2019-12-09T14:56:27Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567Flores, Cláudia ReginaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:56:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T14:56:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
title |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
spellingShingle |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática Flores, Cláudia Regina Pesquisa em Educação Matemática Arte Visualização |
title_short |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
title_full |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
title_fullStr |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
title_full_unstemmed |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
title_sort |
Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
author_role |
author |
author2 |
Wagner, Débora Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Matemática Arte Visualização |
topic |
Pesquisa em Educação Matemática Arte Visualização |
description |
Este artigo apresenta um mapa e um inventário de pesquisas brasileiras que lidam com arte e matemática na Educação Matemática. Considerando o período entre 1987 e 2013, fez-se um levantamento de teses e dissertações para desenhar um mapa sobre a quantidade de pesquisas que se envolveram com o tema em questão, observando o crescimento, o local de produção, os sujeitos e as forças envolvidas. A partir daí, apresenta-se um inventário das pesquisas, procurando analisá-las estruturalmente para delinear modos de articular a arte com a matemática, bem como os empregos de aspectos visuais nesta articulação. Por fim, constata-se que a produção na área ainda é bastante tímida, com pequenos picos e com tendências articuladas às diretrizes modernas para um ensino interdisciplinar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-12-09T14:56:27Z 2019-12-09T14:56:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651980919275520 |