Avaliação do desempenho do segmento monitorado de Itapoá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Lídia Carolina da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133809
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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spelling Avaliação do desempenho do segmento monitorado de Itapoápavimentaçãodesempenho funcionaldesempenho estruturalsegmento monitoradoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Nos últimos anos tem se observado que os métodos de dimensionamento de pavimentos vigentes no Brasil não atendem mais às solicitações de tráfego. Com o objetivo de desenvolver um novo método de dimensionamento de pavimentos, a Rede Temática de Tecnologia do Asfalto com o patrocínio da PETROBRAS, vem desenvolvendo um projeto onde busca-se conhecer melhor os materiais empregados e o desempenho dos pavimentos em alguns segmentos monitorados situados em diversas regiões do país. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho a médio prazo do segmento monitorado de Itapoá em Santa Catarina. O trecho com 400 m de extensão está localizado na rodovia SC-416 e foi aberto ao tráfego em dezembro de 2011. Desde então, foram realizados diversos levantamentos a fim de acompanhar as condições funcionais e estruturais do pavimento. A partir da análise dos resultados foi verificado que quanto a irregularidade longitudinal e ao Índice de Gravidade Global os resultados foram satisfatórios. Com relação a aderência pneu-pavimento constatou-se que os valores de microtextura foram aceitáveis, no entanto, devido aos baixos valores de macrotextura encontrados, o segmento monitorado não apresentou boas condições quando avaliados pelo International Friction Index (IFI). Da avaliação estrutural, observou-se que a espessura de revestimento executada não atende a solicitação do tráfego. Sendo assim, os resultados obtidos mostram a necessidade de um novo método de dimensionamento de pavimentos, para que os mesmos atendam ao tráfego atuante durante todo o período de projeto.In the last years, it has been observed that the pavement methods design in Brazil are no longer satisfying the traffic requirements. From the objective to develop a new method of pavement design, the Rede Temática de Tecnologia do Asfalto, sponsored by PETROBRAS, developed a project that seeks for a better understanding of material's behaviour and pavement's performance in monitored segments situated in several regions of the country. In this context, this research aims to evaluate the medium-term performance of a monitored segment in Itapoá, Santa Catarina. This segment, with 400 meters in length, is located at the highway SC-416 and it was opened for traffic in December 2011. Ever since, many surveys were conducted in order to follow the functional and structural conditions of the pavement. From the analysis of the results, it was verified that both the longitudinal pavement roughness and the pavement condition index (IGG) were satisfactory. In relation to the adhesion between tyre and pavement, it was verified that the measurements of microtexture were acceptable. However, due to the low values of macrotexture, the monitored segment did not show good conditions when evaluated by the International Friction Index (IFI). In relation to rutting, it was found that the deflection has reached critical values. From the structural evaluation, it was observed that the surfacing thickness is not able to withstand the traffic demand. Therefore, the obtained results showed the need of a new method of designing pavements that is able to satisfy the traffic requirements during its entire design life.Trichês, GlicérioUniversidade Federal de Santa CatarinaLuz, Lídia Carolina da2015-07-20T13:36:38Z2015-07-20T13:36:38Z2015-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis172 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133809porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T13:36:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133809Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-20T13:36:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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