USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História. |
id |
UFSC_200a19462cb78ba963db40af4ba3a030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/124802 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIASEstágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos deTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História.Este trabalho é resultado das discussões a respeito do uso de diferentes fontes e linguagens no ensino de História, especialmente no que concerne a utilização de relatos. Por meio das experiências vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado de História, do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, discutiremos as possibilidades e os desafios no uso das fontes escritas em sala de aula, pensando a utilização de relatos no ensino fundamental. O projeto de ensino elaborado e aplicado durante o estágio de docência teve por intuito desenvolver metodologias e práticas docentes que problematizassem as relações entre a história e a literatura junto aos/as alunos/as do sétimo ano a partir dos relatos produzidos por Hans Staden e Pero Vaz de Caminha a respeito dos primeiros contatos entre europeus e indígenas. A proposta da reflexão que busco lançar com o presente estudo se insere nos debates atuais a respeito dos desafios e possibilidades nos usos de diferentes fontes e linguagens para o ensino de História, relevantes para a formação tanto dos futuros professores nos cursos de graduação em História quanto para aqueles que já atuam profissionalmente nas escolas. Para tanto, as fontes utilizadas são produções compostas no decorrer das etapas dos estágios supervisionados como, por exemplo, relatórios e planos de aula, com o objetivo de reavaliar o período de regência (prática docente) e a aplicação dos relatos nas aulas ministradas. Retomo a análise dos relatos dos viajantes utilizados em sala de aula durante o período de estágio de docência, assim como proponho debater algumas perspectivas e possibilidades para a utilização dos mesmos, entre outros olhares sobre a especificidade deste tipo de fonte para o ensino da História.Borges, Joana VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Najra Lafaeth2014-09-02T14:40:56Z2014-09-02T14:40:56Z2014-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 páginas.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-02T14:40:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/124802Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-02T14:40:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
title |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
spellingShingle |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS Silva, Najra Lafaeth Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de |
title_short |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
title_full |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
title_fullStr |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
title_sort |
USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS |
author |
Silva, Najra Lafaeth |
author_facet |
Silva, Najra Lafaeth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Joana Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Najra Lafaeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de |
topic |
Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-02T14:40:56Z 2014-09-02T14:40:56Z 2014-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 páginas. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652084776534016 |