USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Najra Lafaeth
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História.
id UFSC_200a19462cb78ba963db40af4ba3a030
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/124802
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIASEstágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos deTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História.Este trabalho é resultado das discussões a respeito do uso de diferentes fontes e linguagens no ensino de História, especialmente no que concerne a utilização de relatos. Por meio das experiências vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado de História, do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, discutiremos as possibilidades e os desafios no uso das fontes escritas em sala de aula, pensando a utilização de relatos no ensino fundamental. O projeto de ensino elaborado e aplicado durante o estágio de docência teve por intuito desenvolver metodologias e práticas docentes que problematizassem as relações entre a história e a literatura junto aos/as alunos/as do sétimo ano a partir dos relatos produzidos por Hans Staden e Pero Vaz de Caminha a respeito dos primeiros contatos entre europeus e indígenas. A proposta da reflexão que busco lançar com o presente estudo se insere nos debates atuais a respeito dos desafios e possibilidades nos usos de diferentes fontes e linguagens para o ensino de História, relevantes para a formação tanto dos futuros professores nos cursos de graduação em História quanto para aqueles que já atuam profissionalmente nas escolas. Para tanto, as fontes utilizadas são produções compostas no decorrer das etapas dos estágios supervisionados como, por exemplo, relatórios e planos de aula, com o objetivo de reavaliar o período de regência (prática docente) e a aplicação dos relatos nas aulas ministradas. Retomo a análise dos relatos dos viajantes utilizados em sala de aula durante o período de estágio de docência, assim como proponho debater algumas perspectivas e possibilidades para a utilização dos mesmos, entre outros olhares sobre a especificidade deste tipo de fonte para o ensino da História.Borges, Joana VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Najra Lafaeth2014-09-02T14:40:56Z2014-09-02T14:40:56Z2014-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 páginas.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-02T14:40:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/124802Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-02T14:40:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
title USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
spellingShingle USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
Silva, Najra Lafaeth
Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de
title_short USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
title_full USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
title_fullStr USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
title_full_unstemmed USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
title_sort USO DE RELATOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: DEBATES E EXPERIÊNCIAS
author Silva, Najra Lafaeth
author_facet Silva, Najra Lafaeth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Joana Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Najra Lafaeth
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de
topic Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02T14:40:56Z
2014-09-02T14:40:56Z
2014-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/124802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 páginas.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652084776534016