ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE, PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533
Resumo: O objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos discentes que posteriormente se tornaram monitores da disciplina visando à melhoria da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores para o curso de Engenharia de Produção. Esta avaliação foi feita através da aplicação de questionário junto aos discentes que participaram do projeto de monitoria em semestres anteriores. A pesquisa é classificada conforme sua metodologia como uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto à abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos é considerado estudo de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois todos os monitores relataram a experiência como muito válida para a formação profissional, assim como enfatizaram questões positivas com relação a metodologia aplicada em sala de aula no ensino de programação de computadores com o auxílio de uma ferramenta computacional.
id UFSC_2081ba77d5618536bdc5335fdbc2ff1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190533
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORESO objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos discentes que posteriormente se tornaram monitores da disciplina visando à melhoria da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores para o curso de Engenharia de Produção. Esta avaliação foi feita através da aplicação de questionário junto aos discentes que participaram do projeto de monitoria em semestres anteriores. A pesquisa é classificada conforme sua metodologia como uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto à abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos é considerado estudo de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois todos os monitores relataram a experiência como muito válida para a formação profissional, assim como enfatizaram questões positivas com relação a metodologia aplicada em sala de aula no ensino de programação de computadores com o auxílio de uma ferramenta computacional.INPEAU/UFSC2018-10-16T15:36:48Z2018-10-16T15:36:48Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVAVASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEPALHARES, RAFAEL DE AZEVEDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T15:36:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T15:36:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
title ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
spellingShingle ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA
title_short ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
title_full ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
title_fullStr ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
title_full_unstemmed ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
title_sort ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
author GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA
author_facet GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO
author_role author
author2 VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO
description O objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos discentes que posteriormente se tornaram monitores da disciplina visando à melhoria da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores para o curso de Engenharia de Produção. Esta avaliação foi feita através da aplicação de questionário junto aos discentes que participaram do projeto de monitoria em semestres anteriores. A pesquisa é classificada conforme sua metodologia como uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto à abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos é considerado estudo de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois todos os monitores relataram a experiência como muito válida para a formação profissional, assim como enfatizaram questões positivas com relação a metodologia aplicada em sala de aula no ensino de programação de computadores com o auxílio de uma ferramenta computacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16T15:36:48Z
2018-10-16T15:36:48Z
2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-05-9
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533
identifier_str_mv 978-85-68618-05-9
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652152948654080