ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos discentes que posteriormente se tornaram monitores da disciplina visando à melhoria da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores para o curso de Engenharia de Produção. Esta avaliação foi feita através da aplicação de questionário junto aos discentes que participaram do projeto de monitoria em semestres anteriores. A pesquisa é classificada conforme sua metodologia como uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto à abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos é considerado estudo de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois todos os monitores relataram a experiência como muito válida para a formação profissional, assim como enfatizaram questões positivas com relação a metodologia aplicada em sala de aula no ensino de programação de computadores com o auxílio de uma ferramenta computacional. |
id |
UFSC_2081ba77d5618536bdc5335fdbc2ff1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190533 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORESO objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos discentes que posteriormente se tornaram monitores da disciplina visando à melhoria da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores para o curso de Engenharia de Produção. Esta avaliação foi feita através da aplicação de questionário junto aos discentes que participaram do projeto de monitoria em semestres anteriores. A pesquisa é classificada conforme sua metodologia como uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto à abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos é considerado estudo de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois todos os monitores relataram a experiência como muito válida para a formação profissional, assim como enfatizaram questões positivas com relação a metodologia aplicada em sala de aula no ensino de programação de computadores com o auxílio de uma ferramenta computacional.INPEAU/UFSC2018-10-16T15:36:48Z2018-10-16T15:36:48Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVAVASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEPALHARES, RAFAEL DE AZEVEDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T15:36:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T15:36:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
title |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
spellingShingle |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA |
title_short |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
title_full |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
title_fullStr |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
title_sort |
ANÁLISE DA METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES SOB O PONTO DE VISTA DOS MONITORES |
author |
GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA |
author_facet |
GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO |
author_role |
author |
author2 |
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOUVEIA, SARAH SUNAMYTA DA SILVA VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE PALHARES, RAFAEL DE AZEVEDO |
description |
O objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos discentes que posteriormente se tornaram monitores da disciplina visando à melhoria da metodologia de ensino da disciplina de programação de computadores para o curso de Engenharia de Produção. Esta avaliação foi feita através da aplicação de questionário junto aos discentes que participaram do projeto de monitoria em semestres anteriores. A pesquisa é classificada conforme sua metodologia como uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória, quanto à abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos é considerado estudo de caso. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois todos os monitores relataram a experiência como muito válida para a formação profissional, assim como enfatizaram questões positivas com relação a metodologia aplicada em sala de aula no ensino de programação de computadores com o auxílio de uma ferramenta computacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T15:36:48Z 2018-10-16T15:36:48Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652152948654080 |