Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Kelly Aparecida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194263
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-pretaEducaçãoEnsino à distânciaEnsino superiorPolíticas públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O entendimento das controvérsias entre a educação presencial e a educação a distância pode superar a dicotomia que ainda se sustenta entre o presencial-virtual, pela potencialidade de um acoplamento estrutural implícito nessa organização (MATURANA; VARELA, 1997, 2001). Essa possibilidade de acoplamento presencial-virtual na educação superior está implícita nas políticas públicas instituídas pelo governo brasileiro por meio das Portarias nº. 2.253/2002, nº. 4.059/2004 e nº. 1.134/2016, popularmente conhecida como política de 20% a distância , que autoriza a oferta de atividades ou disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais. O objetivo desta tese é mapear as controvérsias que emergem entre os actantes envolvidos na implementação dessa política, actantes entendidos aqui na perspectiva da Teoria Ator-Rede (LATOUR 1994, 2012; LEMOS, 2013). Aplica-se a proposta metodológica dessa teoria, a cartografia de controvérsias (VENTURINI, 2010; 2012) para mapear os conflitos e embates que emergem entre actantes na implementação dessa política nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, mais especificamente nas IES do Estado de Santa Catarina que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE. Para perseguir os rastros dos actantes imersos na rede de associações estudada, elege-se a abordagem mista de investigação, por meio da estratégia aninhada concomitante de Creswell (2007). Esta estratégia é pertinente quando se busca perspectivas mais amplas na coleta de dados, usando técnicas e métodos diferentes de investigação. Para o rastreamento dos actantes foram eleitas três instrumentos de coleta de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com os gestores das IES, grupos focais com professores e estudantes; formulário baseado em escala de diferencial semântico aplicado a professores e estudantes. Com base nas controvérsias mapeadas entre os actantes, identificou-se que o processo de acoplamento presencial-virtual está em construção, predominando ainda entre os actantes a ideia de separação entre educação presencial e educação a distância. A análise dos rastros deixados pelos actantes possibilitou a construção de um diagrama de controvérsias que pode contribuir com IES na construção, organização e implementação dessa política para a melhoria dos projetos em andamento.Abstract :The understanding of the controversies between face-to-face education and distance education can overcome the dichotomy that still holds between virtual presence and the potential of a structural coupling implicit in this organization (MATURANA; VARELA, 1997, 2001). This possibility of coupling - presential-virtual - in higher education is implicit in the public policies instituted by the Brazilian government through the Ordinances nº. 2.253/2002, nº. 4.059/2004 e nº. 1.134/2016, popularly known as a \"20% distance\" policy, which authorizes the provision of distance learning activities / disciplines in face-to-face degree course. The purpose of this thesis is to map the controversies that emerge among the actors involved in the implementation of this policy, actors understood here from the perspective of the Actor-Network Theory (LATOUR 1994, 2012; LEMOS, 2013). It is applied the methodological proposal of this theory, cartography of controversies (VENTURINI, 2010; 2012) to map the conflicts and conflicts that emerge between actants in the implementation of this policy in Brazilian higher education institutions, more specifically in the State HEIs of Santa Catarina that make up the Catarinense Association of Educational Foundations - ACAFE. To pursue the traces of the actants immersed in the network of associations studied, the mixed approach of investigation is chosen, through the concomitant nested strategy of Creswell (2007). This strategy is relevant when looking for broader perspectives in data collection, using different research techniques and methods. For the tracking of the actants, three research collection instruments were chosen: semi-structured interviews with the HEI managers, focus groups with teachers and students; form based on semantic differential scale applied to teachers and students. Based on the controversies mapped among the actants, it was identified that the process of virtual-face coupling is under construction, and the idea of separating between face-to-face and distance education predominates among actants. The analysis of the traces left by the actantes allowed the construction of a diagram of controversies that can contribute with HEI in the construction, organization and implementation of this policy for the improvement of projects in progress.Catapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Kelly Aparecida2019-03-28T17:02:16Z2019-03-28T17:02:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis256 p.| il., gráfs.application/pdf356421https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194263porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-28T17:02:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-28T17:02:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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