Educação matemática crítica e as implicações sociais da ciência e da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo: embates para formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Civiero, Paula Andréa Grawieski
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175795
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
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spelling Educação matemática crítica e as implicações sociais da ciência e da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo: embates para formação de professores de matemáticaEducaçãoEducação científica e tecnológicaProfessoresFormaçãoCiência e tecnologiaAnálise de interação em educaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Trata-se, nesta tese, das proposições da Educação Matemática Crítica (EMC) e das implicações sociais da ciência e da tecnologia nos contextos da formação inicial de professores de matemática. Com esta pesquisa -qualitativa e com abordagem histórico-dialética - objetivou-se averiguar a disseminação da EMC no Brasil e as possíveis contribuições da EMC, para uma mudança na formação de professores de matemática, frente às relações sociais da ciência e da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo. Traz-se, inicialmente, um retrato da formação de professores no Brasil, o qual evidencia que os cursos de licenciatura se mantêm estruturados no modelo da racionalidade técnica, necessitando, por isso, de transformações em perspectiva crítica. Na sequência, se trazem elementos históricos da matemática e da educação matemática (EM), com destaque para as relações de poder subjacentes ao conhecimento matemático. Também se apresentam as influências da Teoria Crítica e da Educação Crítica para a EMC. Com o entendimento de que a EMC é o que mais se aproxima do pensamento crítico no campo da EM, buscou-se reconhecer a origem, os fundamentos e as perspectivas desse movimento. Para averiguar a disseminação das abordagens da EMC, organizou-se um inventário com mapeamento internacional de algumas leituras sobre a área e outro, nacional, com mapeamento de teses e dissertações do período de 2000 a 2012, o qual mostrou que a EMC está disseminada mundialmente, mas que ainda, principalmente no Brasil, as pesquisas a esse respeito são isoladas. Quanto aos dados, fez-se a produção, especialmente, por meio de entrevistas semi-estruturadas com 17 formadores de professores. Com o auxílio de categorias analíticas, identificaram-se possibilidades, limites e obstáculos, requisitos e algumas propostas desses formadores para a inserção da EMC na formação de professores de matemática. Esses apontam a epistemologia do professor tanto como uma possibilidade quanto como um obstáculo, o que evidencia a necessidade de formação epistemológica e ideológico-crítica. Assim, as principais exigências são a formação para os próprios formadores e ações coletivas que visem disseminar a EMC. Fez-se o movimento de teorização a partir da análise dos dados produzidos sob o olhar de inspirações teóricas que discutem a formação de professores e as implicações sociais da ciência e da tecnologia. Observaram-se as aproximações com o campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e ampliaram-se as discussões ao enfatizar, junto às abordagens da EMC, as variáveis da nova equação civilizatória, imbricadas aos construtos matemáticos, que tanto podem produzir maravilhas quanto horrores. Defende-se a premência de enfatizar, junto às abordagens da EMC, as implicações sociais da ciência e da tecnologia para romper o modelo hegemônico e assim instigar outra proposta de educação que também valorize o lado humano. Como resultado da pesquisa, se propõem algumas táticas para transformar a formação dos professores de maneira a romper a unilateralidade do modelo da racionalidade técnica, com vistas à EMC articulada, por sua vez, com as questões contemporâneas. Para tanto, apresenta-se a exigência de grupos colaborativos como potencial instrumento para efetivar transformações na formação de professores de matemática.<br>Abstract : The present thesis approaches the propositions of Critical Mathematics Education (CME) and the science and technology social implications in the contexts of initial training for mathematics teachers. With this research - qualitative and with a historical-dialectic approach - the objective was to investigate the dissemination of the EMC in Brazil and the possible contributions of the EMC, for a change in the formation of mathematics teachers, against the social relations of science and technology in the process contemporary civilization. Initially a portray of the training of teacher in Brazil is brought, which those suggest that the licentiate degree keeps structured in the model of technical rationality, therefore, in need of transformation in critical perspective. Following on, historic elements of mathematics and the (ME) are brought with a highlight on the subjacent relations of power towards the mathematical knowledge. It will also approach the influences of Critical Theory for the constitution of the Critical Education as a conductive wire for CME. Bearing in mind that CME is what approaches the most from critical thinking in the realm of ME, it pursued to recognize the origin, the roots and the perspectives of this movement. To determine the dissemination of these approaches of CME, an inventory with an international mapping of readings about the area was organized and another national wise, with the mapping of theses and dissertations from the period of 2000 to 2012, in which showed that CME is widespread worldwide, in Brazil, for the most part, the researches on this regard are isolated though. As for the data, the production was made especially through semi-structured interviews with 17 professors of teachers. With the help of analytic categories, possibilities, obstacles, limits, requisites and some proposals from theses professors were thus identified for the insertion of CME in the training of the mathematics teachers. Those point the epistemology of the teacher as a possibility or an obstacle, which highlights the need of epistemological and critical ideological training. Thus, the main demands are the training for the professors themselves and collective actions that aim at disseminating CME. The theorization has been made from the analysis of data coming from a theoretical standpoint in which approach the training of teachers and the science and technology social implications. The approximations are seen with the realm Science, Technology and Society (STS) and the discussions were amplified when emphasizing along with the approaches of CME, the variables of the civilizing equation, tangled with the mathematics constructs, which can in turn produce wonders or aberrations. The urgency of emphasizing is defended along with the approaches of CME, the social, technological and science implications to break the hegemonic model and thus instigate other educational proposal, which also prioritizes the human aspect. As result of the research, some tactics are proposed to transform the training of teachers in order to break the unilaterality of technical rationality model, with sights to articulated CME, which in turn, with the contemporaneous matters. For such the demand for collaborative groups is presented as a potential instrument to implement transformations in the training of mathematics teachers.Bazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaCiviero, Paula Andréa Grawieski2017-05-23T04:08:41Z2017-05-23T04:08:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis346 p.| il., grafs., tabs.application/pdf345684https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175795porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:08:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175795Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:08:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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