Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: LIMA, Aldinete Silvino de., LIMA, Adriana de Souza., MILANI, Raquel.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
Resumo: A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos.
id UFCG_a73bb963fffb8f6ff9c0b5b75766049c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35926
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.Educação Matemática CríticaFormação de professores - matemáticaEnsino de MatemáticaProfessores de Matemática - formaçãoEducação do CampoCenários para a investigaçãoTrabalho com projetosCritical Mathematics EducationTeacher training - mathematicsTeaching MathematicsMathematics Teachers - trainingCountryside EducationScenarios for the investigationWorking with projectsEducação.A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-05T18:30:30Z2024-06-052024-06-05T18:30:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926porCIVIERO, Paula Andrea Grawieski.LIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Adriana de Souza.MILANI, Raquel.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T18:30:50Zoai:localhost:riufcg/35926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T18:30:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
title Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
spellingShingle Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
Educação Matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Ensino de Matemática
Professores de Matemática - formação
Educação do Campo
Cenários para a investigação
Trabalho com projetos
Critical Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Teaching Mathematics
Mathematics Teachers - training
Countryside Education
Scenarios for the investigation
Working with projects
Educação.
title_short Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
title_full Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
title_fullStr Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
title_full_unstemmed Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
title_sort Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
author CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
author_facet CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Adriana de Souza.
MILANI, Raquel.
author_role author
author2 LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Adriana de Souza.
MILANI, Raquel.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Adriana de Souza.
MILANI, Raquel.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Ensino de Matemática
Professores de Matemática - formação
Educação do Campo
Cenários para a investigação
Trabalho com projetos
Critical Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Teaching Mathematics
Mathematics Teachers - training
Countryside Education
Scenarios for the investigation
Working with projects
Educação.
topic Educação Matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Ensino de Matemática
Professores de Matemática - formação
Educação do Campo
Cenários para a investigação
Trabalho com projetos
Critical Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Teaching Mathematics
Mathematics Teachers - training
Countryside Education
Scenarios for the investigation
Working with projects
Educação.
description A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-06-05T18:30:30Z
2024-06-05
2024-06-05T18:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
identifier_str_mv CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623725182976