Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_22a18f67065fa114ec3d286132172e8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135823 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderesEngenharia e gestão do conhecimentoLiderançaAprendizagem de adultosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.Diferentemente dos estudos da liderança, as pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes são bastante recentes. Diversos fatores contribuíram para esse fato, sendo bastante relevante a predominância, durante longo tempo, das abordagens dos traços, que considerava que uma pessoa já nasce líder, não sendo necessário desenvolvê-lo, e ainda da abordagem comportamental, que trabalhava com o aprimoramento de habilidades específicas, sem adentrar na dimensão do desenvolvimento de adultos envolvida com o tema. Como forma de contribuir com as pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes, desenvolveu-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema, com o objetivo de desenvolver um modelo de análise de programas de desenvolvimento de líderes. Com base nesse modelo analítico, este trabalho desenvolve uma análise comparativa de cinco propostas do desenvolvimento de líderes, tratando-se das propostas do Center for Public Leadership, do INSEAD Global Leadership Centre, do International Masters in Practicing Management e do Center for Creative Leadership, além do desenvolvimento de líderes autênticos (ALD). Os cinco modelos foram apresentados e analisados com base nos critérios: o discurso orientador do modelo, os fundamentos do modelo; do conceito de líder; conceito de liderança; fundamentos da concepção de aprendizagem; processo de aprendizagem, composto pelo objetivo e pelo processo de desenvolvimento; e ainda o nível de profundidade da aprendizagem, com base na classificação proposta por Day e Sin (2011). Os modelos analisados partem de bases distintas para a promoção do desenvolvimento de líderes, mas têm em comum, em sua grande maioria, a compreensão de que o processo de desenvolvimento de líderes ocorre principalmente com base nas experiências de vida dos participantes e no envolvimento em atividades em grupos, sendo esse o caminho para que as mudanças comportamentais possam se consolidar na vida dos líderes e na forma como estes atuam nas suas organizações.<br>Abstract : Unlike leadership studies, research on the leader development are quite recent. Several factors contributed to this, including the predominance for a long time of the trait approach, which considered that a person was born as a leader, and then there is no need to develop him, and also the behavioral approach, that dealt with the enhancement of specific skills, without embarking on the adult development dimension involved with leadership. Contributing to the research on leader development, an integrative review of the literature on leader development was developed, with the goal of developing a framework of analysis of leader development programs. Based on this analytical framework, this paper develops a comparative analysis of five proposals of developing leaders, with regard to the proposals of the Center for Public Leadership, the INSEAD Global Leadership Centre, the International Masters in Practicing Management, the Center for Creative Leadership, and the development of authentic leaders (ALD). The five models were presented and analyzed based on the following criteria: the guiding discourse; the foundation of the model; the concept of leader; concept of leadership; foundations to the conception of learning; learning process, composed by the objective and the development process; and yet the level of learning, based on the classification proposed by Day and Sin (2011). The analyzed models have different bases to promote leader development, but have in common, mostly, the understanding that the leader development process is mainly based on life experiences of the participants and the involvement in group activities, considering that as as the path for consolidating the behavioral changes in leader s personal life and in the way they work in their organizations.Cunha, Cristiano José Castro de AlmeidaLapolli, Édis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaEsper, Aulina Judith Folle2015-10-27T03:10:40Z2015-10-27T03:10:40Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis225 p.| il.application/pdf335693https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
title |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
spellingShingle |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes Esper, Aulina Judith Folle Engenharia e gestão do conhecimento Liderança Aprendizagem de adultos |
title_short |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
title_full |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
title_fullStr |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
title_sort |
Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes |
author |
Esper, Aulina Judith Folle |
author_facet |
Esper, Aulina Judith Folle |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida Lapolli, Édis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esper, Aulina Judith Folle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Liderança Aprendizagem de adultos |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Liderança Aprendizagem de adultos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-27T03:10:40Z 2015-10-27T03:10:40Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
335693 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823 |
identifier_str_mv |
335693 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
225 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652299323572224 |