Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esper, Aulina Judith Folle
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
id UFSC_22a18f67065fa114ec3d286132172e8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135823
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderesEngenharia e gestão do conhecimentoLiderançaAprendizagem de adultosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.Diferentemente dos estudos da liderança, as pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes são bastante recentes. Diversos fatores contribuíram para esse fato, sendo bastante relevante a predominância, durante longo tempo, das abordagens dos traços, que considerava que uma pessoa já nasce líder, não sendo necessário desenvolvê-lo, e ainda da abordagem comportamental, que trabalhava com o aprimoramento de habilidades específicas, sem adentrar na dimensão do desenvolvimento de adultos envolvida com o tema. Como forma de contribuir com as pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes, desenvolveu-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema, com o objetivo de desenvolver um modelo de análise de programas de desenvolvimento de líderes. Com base nesse modelo analítico, este trabalho desenvolve uma análise comparativa de cinco propostas do desenvolvimento de líderes, tratando-se das propostas do Center for Public Leadership, do INSEAD Global Leadership Centre, do International Masters in Practicing Management e do Center for Creative Leadership, além do desenvolvimento de líderes autênticos (ALD). Os cinco modelos foram apresentados e analisados com base nos critérios: o discurso orientador do modelo, os fundamentos do modelo; do conceito de líder; conceito de liderança; fundamentos da concepção de aprendizagem; processo de aprendizagem, composto pelo objetivo e pelo processo de desenvolvimento; e ainda o nível de profundidade da aprendizagem, com base na classificação proposta por Day e Sin (2011). Os modelos analisados partem de bases distintas para a promoção do desenvolvimento de líderes, mas têm em comum, em sua grande maioria, a compreensão de que o processo de desenvolvimento de líderes ocorre principalmente com base nas experiências de vida dos participantes e no envolvimento em atividades em grupos, sendo esse o caminho para que as mudanças comportamentais possam se consolidar na vida dos líderes e na forma como estes atuam nas suas organizações.<br>Abstract : Unlike leadership studies, research on the leader development are quite recent. Several factors contributed to this, including the predominance for a long time of the trait approach, which considered that a person was born as a leader, and then there is no need to develop him, and also the behavioral approach, that dealt with the enhancement of specific skills, without embarking on the adult development dimension involved with leadership. Contributing to the research on leader development, an integrative review of the literature on leader development was developed, with the goal of developing a framework of analysis of leader development programs. Based on this analytical framework, this paper develops a comparative analysis of five proposals of developing leaders, with regard to the proposals of the Center for Public Leadership, the INSEAD Global Leadership Centre, the International Masters in Practicing Management, the Center for Creative Leadership, and the development of authentic leaders (ALD). The five models were presented and analyzed based on the following criteria: the guiding discourse; the foundation of the model; the concept of leader; concept of leadership; foundations to the conception of learning; learning process, composed by the objective and the development process; and yet the level of learning, based on the classification proposed by Day and Sin (2011). The analyzed models have different bases to promote leader development, but have in common, mostly, the understanding that the leader development process is mainly based on life experiences of the participants and the involvement in group activities, considering that as as the path for consolidating the behavioral changes in leader s personal life and in the way they work in their organizations.Cunha, Cristiano José Castro de AlmeidaLapolli, Édis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaEsper, Aulina Judith Folle2015-10-27T03:10:40Z2015-10-27T03:10:40Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis225 p.| il.application/pdf335693https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135823Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
title Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
spellingShingle Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
Esper, Aulina Judith Folle
Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Aprendizagem de adultos
title_short Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
title_full Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
title_fullStr Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
title_full_unstemmed Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
title_sort Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes
author Esper, Aulina Judith Folle
author_facet Esper, Aulina Judith Folle
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
Lapolli, Édis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Esper, Aulina Judith Folle
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Aprendizagem de adultos
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Aprendizagem de adultos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-27T03:10:40Z
2015-10-27T03:10:40Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 335693
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823
identifier_str_mv 335693
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 225 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299323572224