Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esper, Aulina Judith Folle
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219580
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
id UFSC_594ac6642b9409579733e30cc2f57b15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219580
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimentoGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoLiderançaAutodidatismoLiderançaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento de líderes de Organizações Intensivas em Conhecimento (OICs). O interesse pelo tema surgiu da carência de estudos empíricos sobre a trajetória desenvolvimental de líderes nas organizações em geral e, mais especificamente, da carência de pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes em OICs. A metodologia utilizada foi baseada no discurso interpretativo, a partir de um design qualitativo, e orientada pela abordagem da pesquisa narrativa. Foram entrevistados oito líderes vinculados a três OICs localizadas no município de Florianópolis (SC). Os entrevistados atuam há mais de dez anos como líderes em OICs e relataram as suas histórias de vida. A partir da coleta dos dados e de sua análise, verificou-se um processo de autodesenvolvimento que ocorre por meio da aprendizagem formal e informal. As formas de desenvolvimento verificadas foram integradas a um modelo que se propôs a explicar o processo de desenvolvimento de líderes de OICs. Neste modelo, o processo de desenvolvimento ocorre a partir da autorreflexão, em que a pessoa constrói a sua identidade de líder. Este processo pode envolver o autodesenvolvimento por ajuste ou reação, ou o autodesenvolvimento planejado pelos líderes. O desenvolvimento também pode ocorrer sob a influência de fatores ambientais (autoexperimentação, pessoas de referência e pontos de virada) e de diversas estratégias de desenvolvimento de líderes (coaching, mentoring, participação em programas de desenvolvimento e em MBAs, além de processos terapêuticos e métodos de feedback, troca de experiências). Ao fim da pesquisa, apresentou-se uma discussão sobre de que maneira o modelo proposto integra os três níveis de profundidade do processo de desenvolvimento de líderes (habilidades, identidade e autorregulação e desenvolvimento de adultos).Abstract: This research aimed at understanding the leader development process in Knowledge-Intensive Organizations (KIOs). The interest in the topic arises both from the lack of empirical studies on the developmental trajectories of leaders in organizations in general and, more specifically, the lack of research on leader?s development in KIOs. The methodology used was based on interpretative discourse was developed, based on a qualitative design and guided by the narrative research approach. Eight leaders from three KIOs located in the municipality of Florianópolis/SC were interviewed. Respondents have worked for more than ten years as leaders of KIOs and have reported their life stories. From the data collection and its analysis it was verified a self-development process, that happens by using formal and informal learning approaches. The development forms verified would integrated into a model that aims to explain the process of development of KIO leaders. In the proposed model in this research, the development process occurs through self-reflection, in which the person builds his/her identity as a leader. This process of self-reflection may involve leader?s self-development by adjustment or reaction, or planned self-development. The development may happen also under the influence of environmental factors (self-experimentation, reference persons and turning points) and by diverse leader development strategies (coaching, mentoring, participation in development programs and MBAs, therapy, feedback methods, experiences exchanging). At the end of the research, we discuss about how the proposed model integrates the three levels of depth of the process of leader development (skills, identity and self-regulation and adult development).Cunha, Cristiano José Castro de AlmeidaSteil, Andrea ValériaUniversidade Federal de Santa CatarinaEsper, Aulina Judith Folle2021-01-14T18:12:38Z2021-01-14T18:12:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis301 p.| il.application/pdf370816https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219580porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:12:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:12:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
title Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
spellingShingle Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
Esper, Aulina Judith Folle
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Autodidatismo
Liderança
title_short Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
title_full Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
title_fullStr Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
title_full_unstemmed Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
title_sort Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
author Esper, Aulina Judith Folle
author_facet Esper, Aulina Judith Folle
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
Steil, Andrea Valéria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Esper, Aulina Judith Folle
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Autodidatismo
Liderança
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Liderança
Autodidatismo
Liderança
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:12:38Z
2021-01-14T18:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370816
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219580
identifier_str_mv 370816
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 301 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318741102592