Comparar e alcançar: benchmarking em programas de pós-graduação para excelência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Valdirene Motta Hahn
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251232
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
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spelling Comparar e alcançar: benchmarking em programas de pós-graduação para excelênciaTecnologias da informação e comunicaçãoEducaçãoEnsino superiorBenchmarking (Administração)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.Os Programas de Pós-Graduação, no Brasil, enfrentam desafios para uma política bem-sucedida com formação de qualidade e a importância dada a esta questão remete às dificuldades enfrentadas por eles, para atingir os critérios de excelência, determinados pelo documento de área, base para avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados do processo de Avaliação Quadrienal devem contribuir para a garantia da qualidade do ensino e pesquisa brasileira, retratando a situação no quadriênio, de forma clara e efetiva, publicizando os critérios, pontos fortes e pontos fracos do desempenho dos avaliados. Além de fornecer subsídios para a definição de planos e programas de desenvolvimento e a realização de investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação ? SNPG. Diante disso, surge a problemática da pesquisa: Como desenvolver a melhoria contínua de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu para evoluir em qualidade e ascender patamares superiores, com foco nos indicadores da CAPES? Para tanto, utilizou-se o benchmarking como ferramenta de gestão, efetuando-se a comparação dos dados das avaliações da CAPES de dois Programas de Pós-Graduação: (1) em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e (2) em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), este de excelência, nota 7 na quadrienal 2017-2020 (máxima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Procedeu-se à busca de literatura com critérios sistemáticos, análise de dados secundários (fichas de avaliação quadrienal 2017-2020 dos programas), e levantamento de dados primários, via aplicação de questionário em segmentos do(s) Programa(s). O PPGTIC avançou da nota 3 (quadrienal 2013 -2016) para nota 4 (quadrienal 2017-2020). Contudo, foram identificadas oportunidades de melhoria, por meio das recomendações da CAPES, da construção do benchmarking, do 5W2H, bem como via análise da percepção dos segmentos do(s) Programas(s), pelos questionários aplicados, dentre elas está a maior acuidade no preenchimento anual da Coleta , pela coordenação, com apoio dos segmentos do Programa, em respeito aos quesitos e itens avaliados pela CAPES, sendo urgente a elaboração de metodologia de autoavaliação para o PPGTIC e sua aplicação, um dos itens com menor nota, bem como questões operacionais, com maior facilidade de resolução, como constituição de bancas de defesa com representante externo, de Programas de outras IES, não apenas UFSC e ainda, definição e registro de coorientador, itens ?bem vistos? pela CAPES. Conclui-se que, a aplicação de ferramentas de gestão de qualidade são relevantes, tanto para o universo acadêmico quanto para o corporativo, tendo sido identificadas, dentre as oportunidades para trabalhos futuros: a continuidade dos passos do benchmarking, com a implementação de ações de médio e longo prazo, o monitoramento dos resultados, a recalibragem dos referenciais, até se alcançar à maturidade do processo e ainda assim, monitorar sua manutenção.Abstract: The Graduate Programs in Brazil face challenges for a successful policy with quality training and the importance given to this issue refers to the difficulties faced by them in order to achieve the criteria of excellence, determined by the area document, base for evaluation by the Coordination of Higher Education Personnel (CAPES). The results of the Quadrennial Assessment process should contribute to ensuring the quality of teaching and research in Brazil, portraying the situation in the four-year period, in a clear and effective way, publicizing the criteria, strengths and weaknesses of the performance of those evaluated. In addition to providing subsidies for defining development plans and programs and making investments in the National Postgraduate System - SNPG. In view of this, the research problem arises: How to develop the continuous improvement of a stricto sensu Graduate Program to evolve in quality and ascend to higher levels, focusing on CAPES indicators? For this purpose, benchmarking was used as a management tool, comparing data from CAPES evaluations of two Graduate Programs: (1) in Information and Communication Technologies (PPGTIC) and (2) in Engineering and Knowledge Management (PPGEGC), this one of excellence, grade 7 in the 2017-2020 quadrennial (maximum), both from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). A literature search was carried out using systematic criteria, analysis of secondary data (quadrennial evaluation forms 2017-2020 of the programs), and a survey of primary data, via the application of a questionnaire in segments of the Program(s). The PPGTIC advanced from grade 3 (quadrennial 2013-2016) to grade 4 (quadrennial 2017-2020). However, opportunities for improvement were identified, through CAPES recommendations, the construction of benchmarking, 5W2H, as well as through the analysis of the perception of the segments of the Program(s), through the applied questionnaires, among them is the greater accuracy in the annual filling of the Collection1, by the coordination, with support from the Program segments, in respect to the questions and items evaluated by CAPES, it is urgent to develop a self-assessment methodology for the PPGTIC and its application, one of the items with the lowest score, as well as operational issues, with greater ease of resolution, such as the constitution of defense committees with an external representative, of Programs from other HEIs, not only UFSC and also, definition and registration of co-advisor, items ?well regarded? by CAPES. It is concluded that the application of quality management tools are relevant, both for the academic and corporate universes, having been identified, among the opportunities for future work: the continuity of the benchmarking steps, with the implementation of medium and long term, the monitoring of results, the recalibration of references, until reaching the maturity of the process and even so, monitoring its maintenance.Trierweiller, Andréa CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Valdirene Motta Hahn2023-09-25T23:12:55Z2023-09-25T23:12:55Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., gráfs.application/pdf383686https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251232porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-25T23:12:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251232Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-25T23:12:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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