O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gramowski, Vilmarise Bobato
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014
id UFSC_23f8b8eb49cbcd647682c5c43a15f52a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129522
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdosEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiencias (Segundo grau)Ciencias (Segundo grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014A avaliação dos livros didáticos de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, realizada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), referente à fragmentação dos conteúdos de Ciências, constituiu o objeto de estudo deste trabalho. A partir da análise de documentos oficiais norteadores do Ensino de Ciências, dos Guias de Livros Didáticos de Ciências publicados pelo MEC e de duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD, investigou-se a organização dos conteúdos nos livros didáticos de Ciências nas coleções aprovadas pelo PNLD. Como parte da investigação, verificaram-se também as coleções de livros didáticos, mais escolhidas pelos professores de Florianópolis no PNLD 2008 e 2011. Destas análises foi possível observar que, apesar dos documentos oficiais apontarem um ensino de Ciências que articule os conhecimentos das diferentes áreas da Ciência que o compõem, o PNLD segue aprovando, em sua maioria, coleções que apresentam o ensino de Ciências de modo fragmentado, limitando, dessa maneira, as opções para escolha dos professores de modo a abranger as diferentes realidades educacionais brasileiras. Na pesquisa, observou-se também que as coleções de livros didáticos de Ciências mais frequentemente escolhidas pelos professores na rede pública de ensino de Florianópolis são coleções com conteúdos fragmentados. Os resultados obtidos indicam a necessidade de verificar os critérios e as abordagens do PNLD, para que os avanços identificados nas pesquisas e nos documentos oficiais, referentes ao Ensino de Ciências, sejam incorporados na produção dos livros didáticos. Considera-se também a necessidade da inserção da questão do livro didático de maneira mais enfática na formação inicial e continuada de professores de Ciências.<br>Abstract: This research has as its aim the evaluation of the science didactic textbooks for the final grades of the basic education, conducted by the National Didactic Textbook Programme (PNLD), referring to the fragmentation of the contents of Science. Based on the analysis of official documents, which guide the sciences teaching, on the guides of science didactic textbooks published by MEC and on two approved didactic textbook collections, it has been looked into the organization of the contents in the science didactic textbooks, which were approved by the PNLD. As a part of this research, it was investigated also the didactic textbooks collections most chosen by teachers in the city of Florianópolis, which were from the 2008 and 2011 PNLD. From these analysis it has been made possible to observe that despite the official documents suggest a science teaching that articulates the knowledge from the different fields of science, which composes the science teaching itself, the PNLD mostly approves collections that present the science teaching in a fragmented way, thus limiting the options for the teachers to comprise the different educational realities in Brazil. This work also revealed that the science didactic textbook collections most frequently chosen by teachers of the public system of education in Florianópolis are those collections with fragmented contents. The obtained results show the need of a verification regarding the criteria and approaches to the PNLD in order to incorporate to the production of didactic textbooks the advances referring to the science teaching and identified in the researches and in the official documents. It has also to be considered the need of insertion of the didactic textbooks topic in amore emphatic manner right in the beginning of the formation of science teachers, as well as throughout their careers.Delizoicov, Nadir CastilhoMaestrelli, Sylvia Regina PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaGramowski, Vilmarise Bobato2015-02-05T21:11:47Z2015-02-05T21:11:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| ils., tabs.application/pdf329549https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:11:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:11:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
title O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
spellingShingle O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
Gramowski, Vilmarise Bobato
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciencias (Segundo grau)
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
title_short O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
title_full O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
title_fullStr O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
title_full_unstemmed O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
title_sort O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
author Gramowski, Vilmarise Bobato
author_facet Gramowski, Vilmarise Bobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delizoicov, Nadir Castilho
Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gramowski, Vilmarise Bobato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciencias (Segundo grau)
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciencias (Segundo grau)
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:11:47Z
2015-02-05T21:11:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 329549
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522
identifier_str_mv 329549
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 p.| ils., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652012566347776