O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014 |
id |
UFSC_23f8b8eb49cbcd647682c5c43a15f52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129522 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdosEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiencias (Segundo grau)Ciencias (Segundo grau)Estudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014A avaliação dos livros didáticos de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, realizada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), referente à fragmentação dos conteúdos de Ciências, constituiu o objeto de estudo deste trabalho. A partir da análise de documentos oficiais norteadores do Ensino de Ciências, dos Guias de Livros Didáticos de Ciências publicados pelo MEC e de duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD, investigou-se a organização dos conteúdos nos livros didáticos de Ciências nas coleções aprovadas pelo PNLD. Como parte da investigação, verificaram-se também as coleções de livros didáticos, mais escolhidas pelos professores de Florianópolis no PNLD 2008 e 2011. Destas análises foi possível observar que, apesar dos documentos oficiais apontarem um ensino de Ciências que articule os conhecimentos das diferentes áreas da Ciência que o compõem, o PNLD segue aprovando, em sua maioria, coleções que apresentam o ensino de Ciências de modo fragmentado, limitando, dessa maneira, as opções para escolha dos professores de modo a abranger as diferentes realidades educacionais brasileiras. Na pesquisa, observou-se também que as coleções de livros didáticos de Ciências mais frequentemente escolhidas pelos professores na rede pública de ensino de Florianópolis são coleções com conteúdos fragmentados. Os resultados obtidos indicam a necessidade de verificar os critérios e as abordagens do PNLD, para que os avanços identificados nas pesquisas e nos documentos oficiais, referentes ao Ensino de Ciências, sejam incorporados na produção dos livros didáticos. Considera-se também a necessidade da inserção da questão do livro didático de maneira mais enfática na formação inicial e continuada de professores de Ciências.<br>Abstract: This research has as its aim the evaluation of the science didactic textbooks for the final grades of the basic education, conducted by the National Didactic Textbook Programme (PNLD), referring to the fragmentation of the contents of Science. Based on the analysis of official documents, which guide the sciences teaching, on the guides of science didactic textbooks published by MEC and on two approved didactic textbook collections, it has been looked into the organization of the contents in the science didactic textbooks, which were approved by the PNLD. As a part of this research, it was investigated also the didactic textbooks collections most chosen by teachers in the city of Florianópolis, which were from the 2008 and 2011 PNLD. From these analysis it has been made possible to observe that despite the official documents suggest a science teaching that articulates the knowledge from the different fields of science, which composes the science teaching itself, the PNLD mostly approves collections that present the science teaching in a fragmented way, thus limiting the options for the teachers to comprise the different educational realities in Brazil. This work also revealed that the science didactic textbook collections most frequently chosen by teachers of the public system of education in Florianópolis are those collections with fragmented contents. The obtained results show the need of a verification regarding the criteria and approaches to the PNLD in order to incorporate to the production of didactic textbooks the advances referring to the science teaching and identified in the researches and in the official documents. It has also to be considered the need of insertion of the didactic textbooks topic in amore emphatic manner right in the beginning of the formation of science teachers, as well as throughout their careers.Delizoicov, Nadir CastilhoMaestrelli, Sylvia Regina PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaGramowski, Vilmarise Bobato2015-02-05T21:11:47Z2015-02-05T21:11:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| ils., tabs.application/pdf329549https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:11:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:11:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
title |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
spellingShingle |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos Gramowski, Vilmarise Bobato Educação Educação científica e tecnológica Ciencias (Segundo grau) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino |
title_short |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
title_full |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
title_fullStr |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
title_full_unstemmed |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
title_sort |
O livro didático de ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos |
author |
Gramowski, Vilmarise Bobato |
author_facet |
Gramowski, Vilmarise Bobato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delizoicov, Nadir Castilho Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gramowski, Vilmarise Bobato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ciencias (Segundo grau) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ciencias (Segundo grau) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T21:11:47Z 2015-02-05T21:11:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
329549 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522 |
identifier_str_mv |
329549 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
208 p.| ils., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652012566347776 |