Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360 |
Resumo: | Apresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos – com a participação da intérprete da língua de sinais – e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo – para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde eles podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família. |
id |
UFSC_246c2c84d5d644c361820f9864612e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188360 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintesSurdezEducação BilíngüeLíngua(gem)DisciplinamentoNormalizaçãoApresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos – com a participação da intérprete da língua de sinais – e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo – para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde eles podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família.Unicamp2018-07-17T19:02:19Z2018-07-17T19:02:19Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2012. Orientadora: Dra. Regina Maria de Souzahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360HAHN, Rosimêri Schuck Schmidtporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-17T19:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-17T19:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
title |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
spellingShingle |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt Surdez Educação Bilíngüe Língua(gem) Disciplinamento Normalização |
title_short |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
title_full |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
title_fullStr |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
title_full_unstemmed |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
title_sort |
Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes |
author |
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt |
author_facet |
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Educação Bilíngüe Língua(gem) Disciplinamento Normalização |
topic |
Surdez Educação Bilíngüe Língua(gem) Disciplinamento Normalização |
description |
Apresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos – com a participação da intérprete da língua de sinais – e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo – para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde eles podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-07-17T19:02:19Z 2018-07-17T19:02:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2012. Orientadora: Dra. Regina Maria de Souza https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360 |
identifier_str_mv |
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2012. Orientadora: Dra. Regina Maria de Souza |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652147062996992 |