Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360
Resumo: Apresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos – com a participação da intérprete da língua de sinais – e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo – para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde eles podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família.
id UFSC_246c2c84d5d644c361820f9864612e95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188360
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintesSurdezEducação BilíngüeLíngua(gem)DisciplinamentoNormalizaçãoApresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos – com a participação da intérprete da língua de sinais – e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo – para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde eles podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família.Unicamp2018-07-17T19:02:19Z2018-07-17T19:02:19Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2012. Orientadora: Dra. Regina Maria de Souzahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360HAHN, Rosimêri Schuck Schmidtporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-17T19:02:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-17T19:02:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
title Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
spellingShingle Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt
Surdez
Educação Bilíngüe
Língua(gem)
Disciplinamento
Normalização
title_short Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
title_full Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
title_fullStr Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
title_sort Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes
author HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt
author_facet HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação Bilíngüe
Língua(gem)
Disciplinamento
Normalização
topic Surdez
Educação Bilíngüe
Língua(gem)
Disciplinamento
Normalização
description Apresento neste estudo, inicialmente, a constituição do projeto de educação bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José. Procuro analisar como alunos surdos de uma turma do Curso de Ensino Médio Bilíngue Libras/Português e alunos ouvintes de uma turma de Ensino Médio significam a escola e como percebem o outro diferente ao seu grupo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com quatro alunos surdos – com a participação da intérprete da língua de sinais – e quatro alunos ouvintes. Todas as entrevistas foram filmadas e realizadas individualmente com cada sujeito. Para a análise dos dados, foi realizada análise temática a partir das transcrições das entrevistas. Foram estabelecidas as seguintes categorias temáticas: Escola e estudo – para quê?; Imagem do professor; Concepção sobre a surdez, o estudar na mesma classe e a interação com o ouvinte. Teoricamente, as discussões dos dados consideraram a concepção histórico-cultural sobre língua(gem), os conceitos foucaultiano de poder disciplinar e norma, no que se refere aos mecanismos da criação dos normais e, consequentemente, dos excluídos. Os resultados indicam que, do ponto de vista do estudante, a escola é entendida como instituição normalizadora, mas, ao mesmo tempo, como lugar de humanização. Ela é percebida, pelos alunos ouvintes, como um espaço de disciplinamento e como uma etapa obrigatória e necessária para se certificar para o mundo do trabalho; e, para os alunos surdos a escola, que adota uma proposta bilíngue, representa um lugar onde eles podem se olhar como seres humanos que partilham uma língua comum e viva, fator necessário para o processo de subjetivação e para o sentimento de ser parte de uma comunidade mais ampla que a própria família.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-07-17T19:02:19Z
2018-07-17T19:02:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2012. Orientadora: Dra. Regina Maria de Souza
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360
identifier_str_mv HAHN, Rosimêri Schuck Schmidt. Diálogos sobre a escola e a educação bilíngue Libras/Português: olhares de surdos e ouvintes. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2012. Orientadora: Dra. Regina Maria de Souza
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp
publisher.none.fl_str_mv Unicamp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652147062996992