O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josué, Mupenza Mupenza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191934
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_251f3a3065f6be14b8422e2528ebac51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191934
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZKMAZK, Ensino e Aprendizagem, Traduzir Mazk para Frances.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoConstata-se hoje em dia uma troca global de conhecimento, onde um estudante que tem possibilidade financeira se encontra em solo estrangeiro apenas pela busca de conhecimento e os que não tem morrem sem. O presente trabalho trata-se de ¬possibilitar o ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK. Para alcançar os resultados foi feito uma pesquisa exploratória e qualitativa e foi aplicado um questionário com dois grupos de alunos do curso da Gestão Informática do Instituto Superior da Informática Programação e Análise, grupo 1 com uma efetiva de 10 aprendizes e o segundo grupo contou com 8 aprendizes, depois de ler o material, responderam às perguntas e o sistema gerou um percentual total de erros e acertos. E o mesmo foi aplicado para os aprendizes de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina constata-se com a participação de 15 aprendizes percebe-se 68% de acertos e 32% de erros e logo depois foi elaborado perguntas sobre os o conteúdo abordado e o software educacional utilizado. Conclui-se, assim, que o sistema cumpre seus objetivos e é possível disponibilizar e traduzir o software em francês e ainda mais línguas, também torna mais efetivo e eficiente o aprendizado, tornando a avaliação do professor mais justa para o aluno, pela riqueza dos detalhes apresentados pelo MAZK, gerando valor para a sociedade como um todo também é possível o acesso e compreensão no STI.Il y a maintenant un échange actuellement mondial de connaissances, où un étudiant qui a des possibilités financières est en terre étrangère uniquement par la recherche de connaissances et par ceux qui ne meurent pas sans. Le présent travail a pour objectif de permettre l’enseignement et l’étude de l’intelligence artificielle dans un pays francophone à l’aide du système de tutorat intelligent MAZK. Afin d’atteindre les résultats, une recherche qualitative et exploratoire a été réalisée et un questionnaire a été appliqué à deux groupes d’élèves du cours d’informatique de l’Institut supérieur de programmation et d’analyse informatiques, le groupe 1 comptant au maximum 10 apprentis et le second groupe comptant 8 Après avoir lu le matériel, les apprenants ont répondu aux questions et le système a généré un pourcentage total d’erreurs et de correction. Il en a été de même pour les apprenants en technologies de l'information et de la communication de l'université fédérale de Santa Catarina, avec la participation de 15 apprentis, 68% de réponses correctes et 32% d'erreurs ont été trouvées. contenus et logiciels éducatifs utilisés. Il est conclu que le système remplit ses objectifs et qu'il est possible de fournir et de traduire le logiciel en français et dans d'autres langues. Il rend également l'apprentissage plus efficace et efficient, rendant l'évaluation de l'enseignant plus juste pour l'étudiant, pour la richesse du Les détails présentés par MAZK, la création de valeur pour la société dans son ensemble est également un accès et une compréhension possibles dans le cadre des STI.Araranguá, SCEliane, PozzebonUniversidade Federal de Santa CatarinaJosué, Mupenza Mupenza2018-12-05T22:58:53Z2018-12-05T22:58:53Z2018-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191934info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-05T22:58:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191934Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-05T22:58:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
title O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
spellingShingle O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
Josué, Mupenza Mupenza
MAZK, Ensino e Aprendizagem, Traduzir Mazk para Frances.
title_short O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
title_full O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
title_fullStr O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
title_full_unstemmed O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
title_sort O ensino e estudo de Inteligência Artificial num país francófono utilizando o sistema tutor inteligente MAZK
author Josué, Mupenza Mupenza
author_facet Josué, Mupenza Mupenza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eliane, Pozzebon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Josué, Mupenza Mupenza
dc.subject.por.fl_str_mv MAZK, Ensino e Aprendizagem, Traduzir Mazk para Frances.
topic MAZK, Ensino e Aprendizagem, Traduzir Mazk para Frances.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T22:58:53Z
2018-12-05T22:58:53Z
2018-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191934
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652238785085441