Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jaison de Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218631
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_805e4b7d325fdd3d78e34bf457caf5fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218631
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente MazkMAZKSistema Tutor InteligenteModelo de Aceitação de TecnologiaTAMEducaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoAs tecnologias estão cada vez mais presentes na rotina escolar. Este trabalho tem como objetivo medir o nível de aceitação da tecnologia sistema tutor inteligente MAZK, em alunos do ensino fundamental anos finais. O trabalho se fundamenta em aspectos como: as tecnologias auxiliam os professores quando aplicadas de forma estratégica e planejada; os sistemas tutores inteligentes contribuem com o processo de ensino e aprendizagem personalizado ao aluno e na teoria de aceitação de tecnologia. A partir disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa e aplicado modelo de aceitação de tecnologia (TAM) em alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental da E.M.E.B. Jardim Atlântico. Ao término deste trabalho, foi possível identificar que os alunos demonstraram um grau aceitável de concordância, indicando uma aceitação positiva do STI MAZK e que a Facilidade de Uso Percebida é a maior responsável pela aceitação.Technologies have been more and more prevalent inside school routines. This study aims to measure the acceptance level of the technology Intelligent Tutoring System MAZK, in students within the last years of middle school. The study was based on the follow aspects: technologies can assist teachers when applied strategically and in a planned manner,that intelligent tutoring systems contribute to the student's personalized teaching and learning process, and in the technology acceptance theory. Given that, quantitative research was performed and the technology acceptance model (TAM) was applied to middle school students of EMEB (Bilingual Education Municipal School) Jardim Atlântico, between the 6° and 9° grades. At the end of this study, it was possible to identify that the students showed an acceptable level of agreement, indicating a positive acceptance of the ITS MAZK and that the Perceived Ease of Use is the most responsible for the acceptance.Araranguá, SCPozzebon, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Jaison de Melo2020-12-17T17:06:14Z2020-12-17T17:06:14Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218631info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-17T17:06:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218631Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-17T17:06:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
title Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
spellingShingle Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
Gonçalves, Jaison de Melo
MAZK
Sistema Tutor Inteligente
Modelo de Aceitação de Tecnologia
TAM
Educação
title_short Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
title_full Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
title_fullStr Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
title_full_unstemmed Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
title_sort Modelo de Aceitação de Tecnologia: Aplicação no Sistema Tutor Inteligente Mazk
author Gonçalves, Jaison de Melo
author_facet Gonçalves, Jaison de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Jaison de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv MAZK
Sistema Tutor Inteligente
Modelo de Aceitação de Tecnologia
TAM
Educação
topic MAZK
Sistema Tutor Inteligente
Modelo de Aceitação de Tecnologia
TAM
Educação
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T17:06:14Z
2020-12-17T17:06:14Z
2020-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218631
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651913115205633