O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fernanda Francielli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249981
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
id UFSC_252af166f0435a27d8da5ba01a7dbed3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249981
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinenseTecnologias da informação e comunicaçãoEducação de jovens e adultosIsolamento socialTecnologia educacionalCOVID-19Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal e estadual em relação as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e o seu uso em decorrência da pandemia da Covid-19 localizado no munícipio de Araranguá, Santa Catarina. Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem descritiva, realizada através de um estudo de caso. A população amostrada foi composta por 16 docentes atuando na EJA. O instrumento aplicado para a coleta de dados foi um questionário composto por 8 blocos que foram aplicados em 2 duas escolas (município e estado) que oferecem a modalidade de ensino desde estudo. Para avaliação dos resultados da pesquisa, foram analisados os dados coletados nos questionários e posteriormente foram digitados em planilha eletrônica, para posterior tabulação e geração de elementos gráficos. Através dos resultados do presente estudo foi possível observar algumas questões que se sobressaltam no âmbito da EJA em meio à pandemia da Covid-19. Quanto a infraestrutura das instituições os resultados apontaram a falta de manutenção e profissionais qualificados para dar apoio aos alunos e professores. Quanto a compreensão dos professores sobre a importância do uso das tecnologias da educação e comunicação como apoio ao aprendizado foi favorável, no entanto os professores sentem a necessidade de reforçar a capacitação com cursos para entender melhor o funcionamento de algumas tecnologias e quais seus objetivos que possam atender quais conteúdo. Em razão da suspensão das aulas, os resultados obtidos mostram que ocorreu desistência por parte dos alunos em continuar os estudos devido à falta de dispositivos e conexão para acompanhar as aulas. Os alunos que continuaram sentiram dificuldades na aprendizagem. Como conclusão, é possível sugerir que as instituições busquem reforçar a capacitação do uso das tecnologias educacionais para minimizar as dificuldades encontradas pelos professores e também incentivar que eles explorem mais das tecnologias para melhorar e contribuir com o desenvolver das aulas.Abstract: The general objective of this research was to analyze the perception of teachers working in Youth and Adult Education (EJA) in the municipal and state network, in the municipality of Araranguá, Santa Catarina, concerning Information and Communication Technologies (ICT) in education and its use as a result of the Covid19 pandemic. This study has developed under a descriptive approach, carried out through a case study. The sampled population was consisted of 16 teachers working in EJA. The instrument applied for data collection was a questionnaire composed of 8 blocks that were applied in 2 schools (municipality and state) that offer the teaching modality from the study. To evaluate the results of the research, the data collected in the questionnaires were analyzed and later entered into an electronic spreadsheet, for subsequent tabulation and generation of graphic elements. Through the results of the present study, it was possible to observe some issues that stand out in the context of EJA during the Covid-19 pandemic. As for the infrastructure of the institutions, the results pointed to a lack of maintenance and qualified professionals to support students and teachers. As for the teachers' understanding of the importance of using education and communication technologies to support learning, it was favorable, however, teachers feel the need to reinforce training with courses to better understand how some technologies work and what their purposes can serve what content. Due to the suspension of classes, the results obtained show that students gave up on continuing their studies due to a lack of devices and connections to follow the classes. Students who continued experienced difficulties in learning. In conclusion, it is possible to suggest that institutions seek to strengthen training in the use of educational technologies to minimize the difficulties encountered by teachers and also encourage them to explore more technologies to improve and contribute to the development of classes.Silva, Juarez Bento daBilessimo, Simone Meister SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Fernanda Francielli2023-09-01T13:05:53Z2023-09-01T13:05:53Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p.| il., gráfs.application/pdf383174https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249981porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:05:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249981Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:05:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
title O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
spellingShingle O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
Nascimento, Fernanda Francielli
Tecnologias da informação e comunicação
Educação de jovens e adultos
Isolamento social
Tecnologia educacional
COVID-19
title_short O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
title_full O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
title_sort O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia pelo Covid-19: a percepção dos professores de um município catarinense
author Nascimento, Fernanda Francielli
author_facet Nascimento, Fernanda Francielli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
Bilessimo, Simone Meister Sommer
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Fernanda Francielli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Educação de jovens e adultos
Isolamento social
Tecnologia educacional
COVID-19
topic Tecnologias da informação e comunicação
Educação de jovens e adultos
Isolamento social
Tecnologia educacional
COVID-19
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01T13:05:53Z
2023-09-01T13:05:53Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 383174
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249981
identifier_str_mv 383174
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232920399872