CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): EXPANSÃO E IMPACTOS NA UFPEL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132158 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para atuarem na educação básica e a elevação da qualidade das escolas públicas. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mesmo já tendo institucionalizado o PIBID desde 2010, no ano de 2014 expande significativamente suas ações, e novas áreas foram incorporadas ao trabalho na perspectiva de fomentar as ações de impacto social no universo da rede pública de educação. Esta pesquisa busca mapear as ações que estão sendo realizadas nos diferentes segmentos do Projeto Institucional do PIBID/UFPEL (2014-2017), e como estratégia metodológica utilizou-se a análise documental e o estudo de caso. Particularmente trazemos o caso do Curso de Educação Física da Escola Superior de Educação Física (ESEF) que atualmente conta com 68 bolsistas, onze supervisores que são professores de Educação Física da rede pública de ensino e quatro coordenadores de área, atuando em quatro escolas públicas municipais e estaduais. Os resultados preliminares apontam que com a expansão das ações na ESEF/UFPel, há uma aproximação dos bolsistas com o universo da escola tendendo a favorecer o processo de construção de suas identidades profissionais, bem como fortalecer suas aprendizagens. |
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CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): EXPANSÃO E IMPACTOS NA UFPELPolíticas públicas; formação; Educação Física; escola pública.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para atuarem na educação básica e a elevação da qualidade das escolas públicas. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mesmo já tendo institucionalizado o PIBID desde 2010, no ano de 2014 expande significativamente suas ações, e novas áreas foram incorporadas ao trabalho na perspectiva de fomentar as ações de impacto social no universo da rede pública de educação. Esta pesquisa busca mapear as ações que estão sendo realizadas nos diferentes segmentos do Projeto Institucional do PIBID/UFPEL (2014-2017), e como estratégia metodológica utilizou-se a análise documental e o estudo de caso. Particularmente trazemos o caso do Curso de Educação Física da Escola Superior de Educação Física (ESEF) que atualmente conta com 68 bolsistas, onze supervisores que são professores de Educação Física da rede pública de ensino e quatro coordenadores de área, atuando em quatro escolas públicas municipais e estaduais. Os resultados preliminares apontam que com a expansão das ações na ESEF/UFPel, há uma aproximação dos bolsistas com o universo da escola tendendo a favorecer o processo de construção de suas identidades profissionais, bem como fortalecer suas aprendizagens.INPEAU2015-04-22T11:33:11Z2015-04-22T11:33:11Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132158Assis, Cristina RottaAfonso, Mariângela da RosaVeronez, Luiz Fernando CamargoRibeiro, José Antonio BiccaSchild, José Francisco Gomesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T11:33:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132158Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T11:33:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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