Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009. |
id |
UFSC_26baff51995474d4f46989fee9e11e4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93201 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científicaEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiênciaEpistemologiaFísicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009.Nas últimas décadas, muitas pesquisas em ensino de ciências evidenciam a existência de uma série de concepções problemáticas sobre o conhecimento e o fazer científicos. Essas concepções, na maioria das vezes, são fruto do desconhecimento quanto às características sociais, históricas e, principalmente, epistemológicas das ciências. Na maior parte dos casos, quando se menciona a formação científica, esse é um episódio desenvolvido durante a sociogênese do conhecimento e adotado como necessário pelos novos cientistas e pelos futuros professores de ciências. Ante essa problemática enfrentada pela formação científica, o presente trabalho tem por objetivo geral propor um conjunto de conteúdos e de temas, relacionados direta e indiretamente com o período de desenvolvimento da física newtoniana, a respeito da epistemologia, a fim de proporcionar uma possível contraposição às concepções problemáticas sobre a ciência. Para alcançar a finalidade proposta, apresentam-se inicialmente as categorizações encontradas na literatura sobre as concepções problemáticas acerca da ciência e do conhecimento científico, bem como se procede panoramicamente com o intuito de examinar o conceito de formação científica. Na seqüência, é apresentado o período de desenvolvimento da física newtoniana como um epistemológico e histórico para a contraposição àquelas concepções. O objetivo da apresentação anterior é contextualizar o período de desenvolvimento da física de Newton com os conceitos epistemológicos ligados direta ou indiretamente a ele, com o propósito de averiguar como tais conteúdos e conceitos podem contribuir para a contraposição entre essa estruturação histórico-epistemológica e as concepções problemáticas.Peduzzi, Luiz Orlando de QuadroUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Diego Aurino da2012-10-24T18:06:57Z2012-10-24T18:06:57Z2012-10-24T18:06:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf273367http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:22:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93201Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:22:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
title |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
spellingShingle |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica Silva, Diego Aurino da Educação Educação científica e tecnológica Ciência Epistemologia Física |
title_short |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
title_full |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
title_fullStr |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
title_full_unstemmed |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
title_sort |
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica |
author |
Silva, Diego Aurino da |
author_facet |
Silva, Diego Aurino da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diego Aurino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Ciência Epistemologia Física |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Ciência Epistemologia Física |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-24T18:06:57Z 2012-10-24T18:06:57Z 2012-10-24T18:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
273367 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201 |
identifier_str_mv |
273367 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652345860423680 |