Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893
Resumo: Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477
id UFSC_29da727597dfb2d175d60f138405d827
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204893
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passadoséculo XIXMétodo IntuitivoHistória da Educação MatemáticaFormação de professores que ensinam matemáticaDisponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477O presente artigo convida o leitor a refletir sobre a história do medir na escola primária. Indaga-se se o conhecimento do passado sobre as propostas de práticas de medir, no século XIX, para os anos inicias de escolarização, pode trazer contribuição para os professores. Analisam-se seis manuais de geometria e de desenho do século XIX e evidenciam-se duas representações distintas: a prática intuitiva de medir e a prática tradicional de medir com instrumentos. Ao final, problematiza-se resultados de estudos atuais sobre medidas de comprimentos com as representações construídas historicamente questionando a inserção de atividades desenvolvidas no século XIX na formação de professores.Cocar2020-03-17T18:16:12Z2020-03-17T18:16:12Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. REVISTA COCAR (ONLINE), n. 6, p. 95-117, 2019.2237-0315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:16:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:16:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
title Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
spellingShingle Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
Leme da Silva, Maria Célia
século XIX
Método Intuitivo
História da Educação Matemática
Formação de professores que ensinam matemática
title_short Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
title_full Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
title_fullStr Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
title_full_unstemmed Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
title_sort Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv século XIX
Método Intuitivo
História da Educação Matemática
Formação de professores que ensinam matemática
topic século XIX
Método Intuitivo
História da Educação Matemática
Formação de professores que ensinam matemática
description Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05
2020-03-17T18:16:12Z
2020-03-17T18:16:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. REVISTA COCAR (ONLINE), n. 6, p. 95-117, 2019.
2237-0315
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893
identifier_str_mv LEME DA SILVA, M. C.. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. REVISTA COCAR (ONLINE), n. 6, p. 95-117, 2019.
2237-0315
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cocar
publisher.none.fl_str_mv Cocar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652068648386560