Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893 |
Resumo: | Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477 |
id |
UFSC_29da727597dfb2d175d60f138405d827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204893 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passadoséculo XIXMétodo IntuitivoHistória da Educação MatemáticaFormação de professores que ensinam matemáticaDisponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477O presente artigo convida o leitor a refletir sobre a história do medir na escola primária. Indaga-se se o conhecimento do passado sobre as propostas de práticas de medir, no século XIX, para os anos inicias de escolarização, pode trazer contribuição para os professores. Analisam-se seis manuais de geometria e de desenho do século XIX e evidenciam-se duas representações distintas: a prática intuitiva de medir e a prática tradicional de medir com instrumentos. Ao final, problematiza-se resultados de estudos atuais sobre medidas de comprimentos com as representações construídas historicamente questionando a inserção de atividades desenvolvidas no século XIX na formação de professores.Cocar2020-03-17T18:16:12Z2020-03-17T18:16:12Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEME DA SILVA, M. C.. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. REVISTA COCAR (ONLINE), n. 6, p. 95-117, 2019.2237-0315https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893Leme da Silva, Maria Céliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:16:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:16:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
title |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
spellingShingle |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado Leme da Silva, Maria Célia século XIX Método Intuitivo História da Educação Matemática Formação de professores que ensinam matemática |
title_short |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
title_full |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
title_fullStr |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
title_full_unstemmed |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
title_sort |
Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
século XIX Método Intuitivo História da Educação Matemática Formação de professores que ensinam matemática |
topic |
século XIX Método Intuitivo História da Educação Matemática Formação de professores que ensinam matemática |
description |
Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2477 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05 2020-03-17T18:16:12Z 2020-03-17T18:16:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. REVISTA COCAR (ONLINE), n. 6, p. 95-117, 2019. 2237-0315 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893 |
identifier_str_mv |
LEME DA SILVA, M. C.. Práticas de medir e formação de professores: reflexões sobre o passado. REVISTA COCAR (ONLINE), n. 6, p. 95-117, 2019. 2237-0315 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cocar |
publisher.none.fl_str_mv |
Cocar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652068648386560 |