Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120 |
Resumo: | A partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Podese perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado. |
id |
UFSC_2acf2dd3a9b1f7630c685e7d82164f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236120 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EADFormação de Professores a DistânciaFormação de Professores em Educação Física.Estágio SupervisionadoCultura EscolarA partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Podese perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado.2022-07-07T12:29:08Z2022-07-07T12:29:08Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120Quaranta, André MarsigliaPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T12:29:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236120Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-07T12:29:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
title |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
spellingShingle |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD Quaranta, André Marsiglia Formação de Professores a Distância Formação de Professores em Educação Física. Estágio Supervisionado Cultura Escolar |
title_short |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
title_full |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
title_fullStr |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
title_full_unstemmed |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
title_sort |
Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD |
author |
Quaranta, André Marsiglia |
author_facet |
Quaranta, André Marsiglia Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quaranta, André Marsiglia Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores a Distância Formação de Professores em Educação Física. Estágio Supervisionado Cultura Escolar |
topic |
Formação de Professores a Distância Formação de Professores em Educação Física. Estágio Supervisionado Cultura Escolar |
description |
A partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Podese perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2022-07-07T12:29:08Z 2022-07-07T12:29:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652103351009280 |