Conhecimento coletivo nas plataformas de participação aberta: um framework para o enriquecimento de ideias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rochadel, Willian
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236966
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
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As participações representam fragmentos do conhecimento coletivo que deveriam colaborar para o amadurecimento de ideias, porém os processos participativos atuais sintetizam as interações em parâmetros quantitativos e classificações sociais, que servem somente para avaliar e priorizar quais ideias serão descartadas ou seguirão para o desenvolvimento; critérios vagos, imprecisos e enviesados, limitam o aproveitamento das participações na Web, e não promovem o enriquecimento de ideias. Assim, nesta pesquisa propõe-se um framework conceitual de estruturação do conhecimento coletivo de plataformas de participação aberta para o enriquecimento de ideias. Para isso, explora tanto conhecimentos da literatura quanto de especialistas de processos participativos, em uma abordagem transdisciplinar que segue a metodologia da Design Science Research (DSR). No decorrer das etapas da DSR, o estudo aborda pesquisas bibliográficas, revisão sistemática integrativa, análise documental e entrevistas semiestruturadas de cinco especialistas com experiências em coordenação de processos participativos, análise temática dedutiva e verificação por grupo focal. Os especialistas detalham experiências de destaque internacional, sendo: o Marco Civil da Internet pelo Ministério da Justiça, a Plataforma Desafios da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Plataforma Empurrando Juntas do Instituto Cidade Democrática, o Plano de Governo Aberto pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Como resultado, o artefato proposto demonstra o framework CK-ENRI que descreve o enriquecimento de ideias em um processo dinâmico e contínuo ao qual as ideias evoluem de um estado individual, até uma concepção clara e enriquecida com o conhecimento coletivo da comunidade. O estudo caracteriza esse conhecimento coletivo pelas interações de agentes que sustentam uma aceitação e convergem a um consenso por um método confiável. Para isso, abrange e descreve os elementos constitutivos, a estrutura do conhecimento, as funções de análise social e semântica. Por fim, sistematiza métodos, técnicas e ferramentas de engenharia do conhecimento para explorar a aceitação de crenças, identificar consensos e legitimar o método. Assim, instrumentaliza a elaboração de processos participativos em diferentes áreas, de forma a auxiliar os gestores de plataformas abertas a torná-las mais efetivas no processo de enriquecimento de ideias.Abstract: Open participation platforms are open innovation mechanisms used, for example, for elaborating public policies. However, managing these platforms is complex, and it requires broad analysis of how to structure collective knowledge, which is essential for the enrichment of ideas and strategy for knowledge engineering, as vague, imprecise, and biased criteria limit the use of participation in the Web. Thus, although participations represent fragments of collective knowledge that should collaborate for the maturation of ideas, current participatory processes synthesize interactions in quantitative parameters and social classifications that only evaluate and prioritize which ideas will be discarded or will continue for development. This thesis proposes a framework for structuring the collective knowledge of open participation platforms for the enrichment of ideas. To this end, it explores knowledge from the literature and experts in participatory processes in a transdisciplinary approach that follows the methodology of Design Science Research (DSR). During the DSR stages, the study addresses bibliographic research, integrative systematic review, semi-structured interviews, deductive thematic analysis, and focus group verification. The study also analyzes five Brazilian experiences of international prominence: the Marco Civil da Internet by Ministério da Justiça, the Desafios Platform by National School of Public Administration (ENAP), the Empurrando Juntas Platform by Cidade Democrática Institute, the Open Government Plan by Comptroller General of the Union (CGU), and the Digital Office of the Government of the State of Rio Grande do Sul. As a result, the proposed artifact demonstrates the CK-Enri framework that describes the enrichment of ideas in a dynamic and continuous process in which ideas evolve from an individual state to a clear conception enriched with the collective knowledge of the community. The study characterizes this collective knowledge by agents' interactions that sustain an acceptance and converge to a consensus through a reliable method. For this, it covers and describes the constitutive elements, knowledge structure, and social and semantic analysis functions. It systematizes methods, techniques, and tools to explore the acceptance of beliefs, identify consensus and legitimize the method. Thus, it provides tools for elaborating participatory processes in different areas to help managers of open platforms make them more effective.Souza, João Artur dedandolini, gerUniversidade Federal de Santa CatarinaRochadel, Willian2022-07-22T23:17:19Z2022-07-22T23:17:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis252 p.| il., gráfs.application/pdf377511https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236966porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-22T23:17:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236966Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-22T23:17:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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