O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAGGENSTOSS, SALLI
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SZNITOWSKI, ADELICE MINETTO, CAMYLA PIRAN STIEGLER, LEITNER, LIMA, ANA MARIA DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243878
Resumo: A pandemia trouxe repercussões também na educação, exigindo da comunidade acadêmica mudança abrupta para dar seguimento no processo de ensino-aprendizagem durante o período em que o convívio social deveria ser evitado. Todavia a interrupção das aulas presenciais e a protagonização do ensino remoto emergencial puderam gerar conhecimentos e contribuir com o novo porvir educacional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estudar a percepção dos acadêmicos neste cenário de ensino remoto, analisando o que consideram pontos fortes e fracos no modelo e, de tal modo, proporcionar contribuições para o futuro da educação superior. A metodologia seguiu um levantamento exploratório descritivo com base em dados quantitativos, com aplicação de questionário estruturado enviado via aplicativo com retorno de 222 respostas dos cinco cursos participantes. Como resultados destacam-se que a maior parte dos respondentes se matricularam e terminaram todas as disciplinas ofertadas, que tiveram dificuldades com o ensino remoto, principalmente em acompanhar as aulas online. Ainda indicaram que a troca de experiencias foi a principal falta que sentiram em relação as aulas presenciais, entretanto consta uma divisão entre retorno às aulas presenciais e manutenção do ensino remoto com inclinação ao modelo híbrido.
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