O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243878 |
Resumo: | A pandemia trouxe repercussões também na educação, exigindo da comunidade acadêmica mudança abrupta para dar seguimento no processo de ensino-aprendizagem durante o período em que o convívio social deveria ser evitado. Todavia a interrupção das aulas presenciais e a protagonização do ensino remoto emergencial puderam gerar conhecimentos e contribuir com o novo porvir educacional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estudar a percepção dos acadêmicos neste cenário de ensino remoto, analisando o que consideram pontos fortes e fracos no modelo e, de tal modo, proporcionar contribuições para o futuro da educação superior. A metodologia seguiu um levantamento exploratório descritivo com base em dados quantitativos, com aplicação de questionário estruturado enviado via aplicativo com retorno de 222 respostas dos cinco cursos participantes. Como resultados destacam-se que a maior parte dos respondentes se matricularam e terminaram todas as disciplinas ofertadas, que tiveram dificuldades com o ensino remoto, principalmente em acompanhar as aulas online. Ainda indicaram que a troca de experiencias foi a principal falta que sentiram em relação as aulas presenciais, entretanto consta uma divisão entre retorno às aulas presenciais e manutenção do ensino remoto com inclinação ao modelo híbrido. |
id |
UFSC_2ce49d67dc8a3e2488e9f9ed9c626dd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243878 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVASA pandemia trouxe repercussões também na educação, exigindo da comunidade acadêmica mudança abrupta para dar seguimento no processo de ensino-aprendizagem durante o período em que o convívio social deveria ser evitado. Todavia a interrupção das aulas presenciais e a protagonização do ensino remoto emergencial puderam gerar conhecimentos e contribuir com o novo porvir educacional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estudar a percepção dos acadêmicos neste cenário de ensino remoto, analisando o que consideram pontos fortes e fracos no modelo e, de tal modo, proporcionar contribuições para o futuro da educação superior. A metodologia seguiu um levantamento exploratório descritivo com base em dados quantitativos, com aplicação de questionário estruturado enviado via aplicativo com retorno de 222 respostas dos cinco cursos participantes. Como resultados destacam-se que a maior parte dos respondentes se matricularam e terminaram todas as disciplinas ofertadas, que tiveram dificuldades com o ensino remoto, principalmente em acompanhar as aulas online. Ainda indicaram que a troca de experiencias foi a principal falta que sentiram em relação as aulas presenciais, entretanto consta uma divisão entre retorno às aulas presenciais e manutenção do ensino remoto com inclinação ao modelo híbrido.INPEAU/UFSC2023-01-19T14:59:15Z2023-01-19T14:59:15Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243878BAGGENSTOSS, SALLISZNITOWSKI, ADELICE MINETTOCAMYLA PIRAN STIEGLER, LEITNERLIMA, ANA MARIA DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T14:59:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243878Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T14:59:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
title |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
spellingShingle |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS BAGGENSTOSS, SALLI |
title_short |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
title_full |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
title_fullStr |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
title_sort |
O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS |
author |
BAGGENSTOSS, SALLI |
author_facet |
BAGGENSTOSS, SALLI SZNITOWSKI, ADELICE MINETTO CAMYLA PIRAN STIEGLER, LEITNER LIMA, ANA MARIA DE |
author_role |
author |
author2 |
SZNITOWSKI, ADELICE MINETTO CAMYLA PIRAN STIEGLER, LEITNER LIMA, ANA MARIA DE |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BAGGENSTOSS, SALLI SZNITOWSKI, ADELICE MINETTO CAMYLA PIRAN STIEGLER, LEITNER LIMA, ANA MARIA DE |
description |
A pandemia trouxe repercussões também na educação, exigindo da comunidade acadêmica mudança abrupta para dar seguimento no processo de ensino-aprendizagem durante o período em que o convívio social deveria ser evitado. Todavia a interrupção das aulas presenciais e a protagonização do ensino remoto emergencial puderam gerar conhecimentos e contribuir com o novo porvir educacional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estudar a percepção dos acadêmicos neste cenário de ensino remoto, analisando o que consideram pontos fortes e fracos no modelo e, de tal modo, proporcionar contribuições para o futuro da educação superior. A metodologia seguiu um levantamento exploratório descritivo com base em dados quantitativos, com aplicação de questionário estruturado enviado via aplicativo com retorno de 222 respostas dos cinco cursos participantes. Como resultados destacam-se que a maior parte dos respondentes se matricularam e terminaram todas as disciplinas ofertadas, que tiveram dificuldades com o ensino remoto, principalmente em acompanhar as aulas online. Ainda indicaram que a troca de experiencias foi a principal falta que sentiram em relação as aulas presenciais, entretanto consta uma divisão entre retorno às aulas presenciais e manutenção do ensino remoto com inclinação ao modelo híbrido. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T14:59:15Z 2023-01-19T14:59:15Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243878 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652317999759360 |