Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rosilda dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://doi.org/10.34024/9786585919180
https://hdl.handle.net/11600/71296
Resumo: A obra “Matemática do ensino – por uma história do saber profissional” vem dar continuidade ao trabalho iniciado no livro anterior que analisa processos de transformação do saber profissional docente. O presente livro traz reflexões sobre os conceitos de “moderno” e de “livro didático” chamando atenção para a necessidade de reflexão sobre o modo como tais conceitos são mobilizados. Para a análise das transformações no saber profissional docente, mobilizam a matemática do ensino como categoria teórica e tomam livros didáticos produzidos no final dos anos de 1960 como fontes primárias de pesquisa. A teoria do conhecimento de Jean Piaget respalda as discussões elaboradas pelos autores com respeito aos conceitos de estrutura, concreto e atividade. A análise dos livros didáticos apontam a elaboração de uma matemática do ensino moderna em tempos de renovação da matemática. O livro é finalizado com um estudo sobre o tempo em que os currículos passam a orientar o ensino com ampla discussão sobre os processos de elaboração curricular das décadas de 1980 (Proposta Curricular do Estado de São Paulo) e 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomam como material de análise para a problematização da matemática do ensino, as Atividades Matemáticas e os Parâmetros em Ação e concluem que esses documentos objetivam um novo saber profissional docente.
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