Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34024/9786585919180 https://hdl.handle.net/11600/71296 |
Resumo: | A obra “Matemática do ensino – por uma história do saber profissional” vem dar continuidade ao trabalho iniciado no livro anterior que analisa processos de transformação do saber profissional docente. O presente livro traz reflexões sobre os conceitos de “moderno” e de “livro didático” chamando atenção para a necessidade de reflexão sobre o modo como tais conceitos são mobilizados. Para a análise das transformações no saber profissional docente, mobilizam a matemática do ensino como categoria teórica e tomam livros didáticos produzidos no final dos anos de 1960 como fontes primárias de pesquisa. A teoria do conhecimento de Jean Piaget respalda as discussões elaboradas pelos autores com respeito aos conceitos de estrutura, concreto e atividade. A análise dos livros didáticos apontam a elaboração de uma matemática do ensino moderna em tempos de renovação da matemática. O livro é finalizado com um estudo sobre o tempo em que os currículos passam a orientar o ensino com ampla discussão sobre os processos de elaboração curricular das décadas de 1980 (Proposta Curricular do Estado de São Paulo) e 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomam como material de análise para a problematização da matemática do ensino, as Atividades Matemáticas e os Parâmetros em Ação e concluem que esses documentos objetivam um novo saber profissional docente. |
id |
UFSP_d55832ce4df0a9c651e67684c3668604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71296 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000CurrículosMatemática - Estudo e Ensino - HistóriaProfessores de MatemáticaFormaçãoA obra “Matemática do ensino – por uma história do saber profissional” vem dar continuidade ao trabalho iniciado no livro anterior que analisa processos de transformação do saber profissional docente. O presente livro traz reflexões sobre os conceitos de “moderno” e de “livro didático” chamando atenção para a necessidade de reflexão sobre o modo como tais conceitos são mobilizados. Para a análise das transformações no saber profissional docente, mobilizam a matemática do ensino como categoria teórica e tomam livros didáticos produzidos no final dos anos de 1960 como fontes primárias de pesquisa. A teoria do conhecimento de Jean Piaget respalda as discussões elaboradas pelos autores com respeito aos conceitos de estrutura, concreto e atividade. A análise dos livros didáticos apontam a elaboração de uma matemática do ensino moderna em tempos de renovação da matemática. O livro é finalizado com um estudo sobre o tempo em que os currículos passam a orientar o ensino com ampla discussão sobre os processos de elaboração curricular das décadas de 1980 (Proposta Curricular do Estado de São Paulo) e 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomam como material de análise para a problematização da matemática do ensino, as Atividades Matemáticas e os Parâmetros em Ação e concluem que esses documentos objetivam um novo saber profissional docente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulohttp://lattes.cnpq.br/8411023309452408http://lattes.cnpq.br/9122972761409214Morais, Rosilda dos SantosPinto, Neuza Bertoni2024-06-28T18:01:21Z2024-06-28T18:01:21Z2024info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion191application/pdfMorais, R. S., & Pinto, N. B. (2024). Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000. UNIFESP. https://doi.org/10.34024/9786585919180https://doi.org/10.34024/9786585919180978-65-85919-18-0https://hdl.handle.net/11600/71296porColeção Educação e SaúdeSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:31:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71296Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:31:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
title |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
spellingShingle |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 Morais, Rosilda dos Santos Currículos Matemática - Estudo e Ensino - História Professores de Matemática Formação |
title_short |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
title_full |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
title_fullStr |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
title_full_unstemmed |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
title_sort |
Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000 |
author |
Morais, Rosilda dos Santos |
author_facet |
Morais, Rosilda dos Santos Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8411023309452408 http://lattes.cnpq.br/9122972761409214 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rosilda dos Santos Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Matemática - Estudo e Ensino - História Professores de Matemática Formação |
topic |
Currículos Matemática - Estudo e Ensino - História Professores de Matemática Formação |
description |
A obra “Matemática do ensino – por uma história do saber profissional” vem dar continuidade ao trabalho iniciado no livro anterior que analisa processos de transformação do saber profissional docente. O presente livro traz reflexões sobre os conceitos de “moderno” e de “livro didático” chamando atenção para a necessidade de reflexão sobre o modo como tais conceitos são mobilizados. Para a análise das transformações no saber profissional docente, mobilizam a matemática do ensino como categoria teórica e tomam livros didáticos produzidos no final dos anos de 1960 como fontes primárias de pesquisa. A teoria do conhecimento de Jean Piaget respalda as discussões elaboradas pelos autores com respeito aos conceitos de estrutura, concreto e atividade. A análise dos livros didáticos apontam a elaboração de uma matemática do ensino moderna em tempos de renovação da matemática. O livro é finalizado com um estudo sobre o tempo em que os currículos passam a orientar o ensino com ampla discussão sobre os processos de elaboração curricular das décadas de 1980 (Proposta Curricular do Estado de São Paulo) e 1990, com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomam como material de análise para a problematização da matemática do ensino, as Atividades Matemáticas e os Parâmetros em Ação e concluem que esses documentos objetivam um novo saber profissional docente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-28T18:01:21Z 2024-06-28T18:01:21Z 2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Morais, R. S., & Pinto, N. B. (2024). Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000. UNIFESP. https://doi.org/10.34024/9786585919180 https://doi.org/10.34024/9786585919180 978-65-85919-18-0 https://hdl.handle.net/11600/71296 |
identifier_str_mv |
Morais, R. S., & Pinto, N. B. (2024). Matemática do ensino: Por uma história do saber profissional 1960-2000. UNIFESP. https://doi.org/10.34024/9786585919180 978-65-85919-18-0 |
url |
https://doi.org/10.34024/9786585919180 https://hdl.handle.net/11600/71296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção Educação e Saúde |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
191 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268307824443392 |