Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tontini, Ana Clara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reinoldi, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177047
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_2df7e40b73527f264bc74c0396405997
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177047
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiáriasResponsabilidade Social OrganizacionalConsumo Socialmente ResponsávelConsumidor ConscienteIntenção de compraPresidiáriasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este artigo busca explorar a intenção de compra de consumidores conscientes e não conscientes, em relação a produtos feitos por presidiárias com o objetivo de gerar renda e ressocializá-las. Além disso, analisa-se a sensibilidade desses consumidores em relação à intenção social dos produtos, ao preço e qualidade. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e por conveniência, com 181 respondentes, majoritariamente em Florianópolis, SC, Brasil. Foram utilizados cenários simulando situações de compra real, testando seis hipóteses. Os resultados apontaram que a responsabilidade social de um produto gera maior intenção de compra e valor percebido do que os produtos produzidos por empresas tradicionais, embora a qualidade e o preço ainda sejam os fatores mais influentes na decisão de compra. Também, notou-se que clientes com maior renda e perfil consciente aceitam pagar mais por esses produtos, porém ainda preferem que o preço seja igual ao de mercado.This article aims to explore the buying intention of conscious and nonconscious consumers, in relation to products made by prisoners, with the role of generating income and resocialization. Besides that, it analyzes the sensitivity of these consumers in relation to the social intention of the products, price and quality. A quantitative, descriptive and convenience research was carried out, interviewing 181 customers, mostly in Florianópolis, SC, Brazil, through the use of scenarios simulating real purchase situations, testing six hypotheses. The results pointed out that the social responsibility of a product generates a greater buying intention and perceived value than products produced by traditional companies, although quality and price are still the most influential factors in the purchase decision. It was also noticed that customers with higher income and conscious profile accepts to pay more for these products, although still prefer that the price is equal to the market.Florianópolis, SCPetroll, Martin de La MartinièreUniversidade Federal de Santa Catarina.Tontini, Ana ClaraReinoldi, Clara2017-07-06T10:22:00Z2017-07-06T10:22:00Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article31application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177047porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T10:22:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177047Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-06T10:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
title Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
spellingShingle Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
Tontini, Ana Clara
Responsabilidade Social Organizacional
Consumo Socialmente Responsável
Consumidor Consciente
Intenção de compra
Presidiárias
title_short Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
title_full Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
title_fullStr Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
title_full_unstemmed Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
title_sort Intenção de compra socialmente responsável: percepção do consumidor a produtos feitos por presidiárias
author Tontini, Ana Clara
author_facet Tontini, Ana Clara
Reinoldi, Clara
author_role author
author2 Reinoldi, Clara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Tontini, Ana Clara
Reinoldi, Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Organizacional
Consumo Socialmente Responsável
Consumidor Consciente
Intenção de compra
Presidiárias
topic Responsabilidade Social Organizacional
Consumo Socialmente Responsável
Consumidor Consciente
Intenção de compra
Presidiárias
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06T10:22:00Z
2017-07-06T10:22:00Z
2017-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177047
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652225775403008