O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89653 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_2dfe33bd54894af544af28d4e8bde35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89653 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira sériePsicologiaDesempenho nas criancasRendimento escolarAprendizagemAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Considerando-se como essencial a relação entre interações pais-criança, desenvolvimento e aprendizagem, o Treinamento de Suporte Parental foi criado para avaliar o impacto de um programa para pais e mães sobre o desempenho escolar e também sobre o suporte parental, nas famílias de crianças na primeira série. Participaram da pesquisa 40 famílias da região do Alto Vale do Itajaí, SC. Além de testar o treinamento, foram também objetivos da pesquisa identificar fatores no ambiente familiar que promovem ou dificultam a prontidão escolar e avaliar as correlações entre prontidão escolar e desempenho escolar na primeira série. Verificou-se que a escolaridade do pai, a estimulação através de brinquedos, as atividades engajadas cognitivas entre pais e filhos somados a um ambiente promotor do social são fatores que promovem a prontidão escolar. Expectativas negativas sobre a escolarização e expectativas que não se referem à aprendizagem foram consideradas como fatores que dificultam a prontidão escolar. O grupo de Treinamento de Suporte Parental apresentou ao final da pesquisa médias superiores de desempenho escolar e suporte parental em relação às médias do grupo de controle. Esse resultado foi avaliado com procedimentos estatísticos, sendo o programa de treinamento considerado como exercendo um efeito de moderado à grande sobre o grupo experimental. Além disso, o Treinamento de Suporte Parental promoveu atributos da criança e o teste utilizado para avaliar a prontidão escolar foi considerado um excelente preditor do desempenho escolar.Florianópolis, SCCrepaldi, Maria AparecidaBigras, MarcUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrada, Edla Grisard Caldeira de2012-10-23T01:07:49Z2012-10-23T01:07:49Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis155 f.| il., grafs., tabs.application/pdf245535http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89653porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:00:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:00:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
title |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
spellingShingle |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série Andrada, Edla Grisard Caldeira de Psicologia Desempenho nas criancas Rendimento escolar Aprendizagem Avaliação |
title_short |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
title_full |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
title_fullStr |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
title_full_unstemmed |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
title_sort |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
author |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
author_facet |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crepaldi, Maria Aparecida Bigras, Marc Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Desempenho nas criancas Rendimento escolar Aprendizagem Avaliação |
topic |
Psicologia Desempenho nas criancas Rendimento escolar Aprendizagem Avaliação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T01:07:49Z 2012-10-23T01:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
245535 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89653 |
identifier_str_mv |
245535 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
155 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652080097787904 |