Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berka, Renata Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196346
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling Base nacional comum curricular: o currículo da educação infantil em questãoBase Nacional Comum CurricularCurrículoEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo introdutório sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a intencionalidade de compreender por que são tantas as críticas às mudanças que pretende mobilizar nos currículos da Educação Básica. O foco é compreender os desdobramentos dessa política para a Educação Infantil como uma etapa que privilegia as especificidades do trabalho com as crianças pequenas. O objetivo geral é o de analisar quais interesses orientam a inclusão da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular, desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar revisão bibliográfica acerca das implicações da Base Nacional Comum Curricular na/para a Educação Básica e para a Educação Infantil; compreender os debates e críticas que vem sendo construídos acerca da BNCC para a Educação Básica de modo geral e para a Educação Infantil em particular; reconhecer os interesses implicados na definição de uma base curricular para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo bibliográfica e documental. Para a pesquisa bibliográfica foram estudados os seguintes autores: Freitas (2015, 2016, 2017), Castro e Silva (2016), Ponce e Durli (2015), Oliveira (2010), Alves (2014) entre outros. As fontes documentais foram: a terceira versão da BNCC e os textos disponíveis no Blog de Luiz Carlos de Freitas. Percebe-se que a elaboração da Base Nacional Comum Curricular se organiza através de processos e disputas que tendem a neutralizar os currículos da educação básica. A Educação Infantil, por sua vez, está inserida nessas modificações que causam desconforto aos profissionais da área, uma vez que as características e especificidades adquiridas ao longo dos anos estão prestes a serem substituídas por um modelo que trata a Educação Infantil como uma etapa antecipatória ao ensino fundamental.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaBerka, Renata Barbosa2019-05-29T18:56:36Z2019-05-29T18:56:36Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196346porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:56:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:56:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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