Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karen Letícia da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89946
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_2ed75510752fd3b037bd63f84c2180d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89946
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologiaPsicologiaPós-graduaçãoEstudantesAprendizagemProdução cientificaAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Os Programas de pós-graduação têm a função de formar cientistas e professores de nível superior para garantir ao País um potencial de produção de conhecimento, de tecnologia e de aprendizagem compatível com as exigências próprias dessa produção. Por meio da aprendizagem comportamentos científicos, o aluno tem possibilidade de produzir conhecimento em relação a fenômenos, processos e relações. O conhecimento referente à aos comportamentos constituintes do processo de produção científico possibilita planejar e ensino e verificar as aprendizagens decorrentes. Por meio das classes gerais de comportamentos científicos, que compõe o núcleo da formação do cientista, é possível decompor em comportamentos mais simples e serem ensinados de acordo com o objetivo de ensino e do repertório do aluno. A partir do exame dos produtos do comportamento de produzir conhecimento científico, constituídos pelas dissertações de alunos de um programa de pós-graduação em Psicologia, foi possível examinar a classe geral "delimitar problema de pesquisa", utilizando um protocolo de previamente construído para este fim. Os resultados indicam que os autores das dissertações, em sua maioria, não têm claro as funções dos diferentes formatos ao enunciar o problema de pesquisa. Ao desmembrar os problemas de pesquisa é perceptível a alta quantidade de fenômenos nucleares presentes nas perguntas desmembradas, como também, ocorre o contrário, da não explicitação, em alguns problemas de pesquisa, do fenômeno nuclear. Com relação aos fenômenos nucleares, e fenômenos psicológicos presentes nos problemas de pesquisa, é possível perceber que, em 26 dos 31 problemas de pesquisa, os autores expressam os fenômenos psicológicos por meio de substantivos, o que pode acarretar em "coisificação" dos fenômenos. Ao expressá-los por meio de verbos, seria explicitada a natureza processual do fenômeno. Em 30 dos 31 problemas de pesquisa, é possível identificar fenômenos psicológicos como fenômenos nucleares dos problemas de pesquisa. Em relação à definição dos termos presentes nos problemas de pesquisa, a maioria dos autores define alguns dos termos presentes, entretanto, as definições feitas são, em sua maioria, claras, precisas e específicas. Grande parte dos autores utiliza as mesmas expressões ao formular o problema de pesquisa e o título da dissertação. Os autores utilizam grande quantidade de metáforas e reificações nos problemas de pesquisa. É possível perceber, por meio de análise dos dados, que os comportamentos científicos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa", mesmo que haja conhecimento sobre, possivelmente, ainda não são ensinados aos alunos da pós-graduação, o que pode acarretar em uma formação científica defasada ao que os programas de pós-graduação priorizam como formação científica de nível superior.Florianópolis, SCKubo, Olga MitsueBotome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Karen Letícia da2012-10-23T04:25:45Z2012-10-23T04:25:45Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf246859http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89946porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T01:14:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89946Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:14:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
title Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
spellingShingle Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
Silva, Karen Letícia da
Psicologia
Pós-graduação
Estudantes
Aprendizagem
Produção cientifica
Avaliação
title_short Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
title_full Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
title_fullStr Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
title_full_unstemmed Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
title_sort Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia
author Silva, Karen Letícia da
author_facet Silva, Karen Letícia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Botome, Silvio Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karen Letícia da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Pós-graduação
Estudantes
Aprendizagem
Produção cientifica
Avaliação
topic Psicologia
Pós-graduação
Estudantes
Aprendizagem
Produção cientifica
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T04:25:45Z
2012-10-23T04:25:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 246859
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89946
identifier_str_mv 246859
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909214502912