Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriel Mendes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
id UFSC_2f4b2cedb680d788ba61b8171bb97af2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254975
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemáticaMotivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Este estudo tem como objetivo investigar a influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno para aprender matemática, tendo como referencial teórico a teoria da autodeterminação. A teoria da autodeterminação sugere que a qualidade motivacional dos estudantes é parcialmente influenciada pelo ambiente criado pelo professor, que pode ser controlador ou promover autonomia. O estilo motivacional do professor é, portanto, uma importante influência no desempenho e motivação dos estudantes. Através da análise dos dados coletados pelos questionários PROBLEMS IN SCHOOL e EMA, obtiveram-se informações sobre a relação entre o estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos alunos. Os resultados deste estudo buscam entender como o estilo motivacional do professor influencia a aprendizagem e a motivação do estudante para aprender e nos apontam indícios de uma relação entre os estilos motivacionais promotores de autonomia e a melhora motivacional dos estudantes. A motivação intrínseca tem sido relacionada ao envolvimento dos alunos com as tarefas de aprendizagem, pela preferência por desafios, persistência, esforço, uso de estratégias de aprendizagem, entre outros resultados positivos. Portanto, acredita-se que compreender o papel desempenhado pelo estilo motivacional do professor de matemática e suas influências no processo de motivação intrínseca dos alunos é fundamental para promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e estimulante.Florianópolis, SC.Oliveira, Rafael Sales Lisboa deUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Gabriel Mendes de2024-04-16T13:10:38Z2024-04-16T13:10:38Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-04-16T13:10:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-16T13:10:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
title Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
spellingShingle Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
Souza, Gabriel Mendes de
Motivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática.
title_short Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
title_full Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
title_fullStr Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
title_full_unstemmed Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
title_sort Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
author Souza, Gabriel Mendes de
author_facet Souza, Gabriel Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Rafael Sales Lisboa de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriel Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática.
topic Motivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-16T13:10:38Z
2024-04-16T13:10:38Z
2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652204608847872