AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo apreender a percepção das gestoras dos cursos de Jornalismo quanto à ambientalização curricular na formação profissional das universidades públicas do Piauí - Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos três cursos para perceber como a questão é tratada pelas gestoras, levando em consideração as limitações do cargo. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2015 e foi produzido um roteiro de questões-guia, sendo incluídos outros questionamentos quando necessário. Como resultado, percebeu-se que as coordenadoras possuem pouco conhecimento sobre as leis brasileiras que tratam da educação ambiental nas IES e que a percepção de ambientalização curricular é limitada à inclusão de uma disciplina de jornalismo ambiental. Há pouco incentivo para que os docentes abordem a questão nas aulas independente da inserção nas ementas das disciplinas e a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que trabalhem de forma mais efetiva a temática ambiental. |
id |
UFSC_2f532a8f4537dd83f9c1836b69faa626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181024 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍGestão SustentávelAmbientalização CurricularUniversidadeJornalismoPiauíA pesquisa tem como objetivo apreender a percepção das gestoras dos cursos de Jornalismo quanto à ambientalização curricular na formação profissional das universidades públicas do Piauí - Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos três cursos para perceber como a questão é tratada pelas gestoras, levando em consideração as limitações do cargo. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2015 e foi produzido um roteiro de questões-guia, sendo incluídos outros questionamentos quando necessário. Como resultado, percebeu-se que as coordenadoras possuem pouco conhecimento sobre as leis brasileiras que tratam da educação ambiental nas IES e que a percepção de ambientalização curricular é limitada à inclusão de uma disciplina de jornalismo ambiental. Há pouco incentivo para que os docentes abordem a questão nas aulas independente da inserção nas ementas das disciplinas e a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que trabalhem de forma mais efetiva a temática ambiental.2017-11-17T17:27:15Z2017-11-17T17:27:15Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:27:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:27:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
title |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
spellingShingle |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE Gestão Sustentável Ambientalização Curricular Universidade Jornalismo Piauí |
title_short |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
title_full |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
title_fullStr |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
title_full_unstemmed |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
title_sort |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ |
author |
SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE |
author_facet |
SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Sustentável Ambientalização Curricular Universidade Jornalismo Piauí |
topic |
Gestão Sustentável Ambientalização Curricular Universidade Jornalismo Piauí |
description |
A pesquisa tem como objetivo apreender a percepção das gestoras dos cursos de Jornalismo quanto à ambientalização curricular na formação profissional das universidades públicas do Piauí - Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos três cursos para perceber como a questão é tratada pelas gestoras, levando em consideração as limitações do cargo. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2015 e foi produzido um roteiro de questões-guia, sendo incluídos outros questionamentos quando necessário. Como resultado, percebeu-se que as coordenadoras possuem pouco conhecimento sobre as leis brasileiras que tratam da educação ambiental nas IES e que a percepção de ambientalização curricular é limitada à inclusão de uma disciplina de jornalismo ambiental. Há pouco incentivo para que os docentes abordem a questão nas aulas independente da inserção nas ementas das disciplinas e a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que trabalhem de forma mais efetiva a temática ambiental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T17:27:15Z 2017-11-17T17:27:15Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652016202809344 |