AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024
Resumo: A pesquisa tem como objetivo apreender a percepção das gestoras dos cursos de Jornalismo quanto à ambientalização curricular na formação profissional das universidades públicas do Piauí - Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos três cursos para perceber como a questão é tratada pelas gestoras, levando em consideração as limitações do cargo. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2015 e foi produzido um roteiro de questões-guia, sendo incluídos outros questionamentos quando necessário. Como resultado, percebeu-se que as coordenadoras possuem pouco conhecimento sobre as leis brasileiras que tratam da educação ambiental nas IES e que a percepção de ambientalização curricular é limitada à inclusão de uma disciplina de jornalismo ambiental. Há pouco incentivo para que os docentes abordem a questão nas aulas independente da inserção nas ementas das disciplinas e a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que trabalhem de forma mais efetiva a temática ambiental.
id UFSC_2f532a8f4537dd83f9c1836b69faa626
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181024
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍGestão SustentávelAmbientalização CurricularUniversidadeJornalismoPiauíA pesquisa tem como objetivo apreender a percepção das gestoras dos cursos de Jornalismo quanto à ambientalização curricular na formação profissional das universidades públicas do Piauí - Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos três cursos para perceber como a questão é tratada pelas gestoras, levando em consideração as limitações do cargo. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2015 e foi produzido um roteiro de questões-guia, sendo incluídos outros questionamentos quando necessário. Como resultado, percebeu-se que as coordenadoras possuem pouco conhecimento sobre as leis brasileiras que tratam da educação ambiental nas IES e que a percepção de ambientalização curricular é limitada à inclusão de uma disciplina de jornalismo ambiental. Há pouco incentivo para que os docentes abordem a questão nas aulas independente da inserção nas ementas das disciplinas e a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que trabalhem de forma mais efetiva a temática ambiental.2017-11-17T17:27:15Z2017-11-17T17:27:15Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:27:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:27:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
title AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
spellingShingle AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE
Gestão Sustentável
Ambientalização Curricular
Universidade
Jornalismo
Piauí
title_short AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
title_full AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
title_fullStr AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
title_full_unstemmed AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
title_sort AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS DOS CURSOS DE JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ
author SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE
author_facet SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, ELINARA SOARES BARROS DE
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Sustentável
Ambientalização Curricular
Universidade
Jornalismo
Piauí
topic Gestão Sustentável
Ambientalização Curricular
Universidade
Jornalismo
Piauí
description A pesquisa tem como objetivo apreender a percepção das gestoras dos cursos de Jornalismo quanto à ambientalização curricular na formação profissional das universidades públicas do Piauí - Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as coordenadoras dos três cursos para perceber como a questão é tratada pelas gestoras, levando em consideração as limitações do cargo. As entrevistas foram realizadas nos meses de junho e julho de 2015 e foi produzido um roteiro de questões-guia, sendo incluídos outros questionamentos quando necessário. Como resultado, percebeu-se que as coordenadoras possuem pouco conhecimento sobre as leis brasileiras que tratam da educação ambiental nas IES e que a percepção de ambientalização curricular é limitada à inclusão de uma disciplina de jornalismo ambiental. Há pouco incentivo para que os docentes abordem a questão nas aulas independente da inserção nas ementas das disciplinas e a elaboração de projetos de pesquisa e extensão que trabalhem de forma mais efetiva a temática ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:27:15Z
2017-11-17T17:27:15Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652016202809344