A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Corina Martins
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Sandra Regina Carrieri de, Silva, Julio Eduardo Ornelas, Melo, Pedro Antônio de, Pereira, Arthur Lemos, Silva, Gabriela Tavares da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210
Resumo: Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica.
id UFSC_31212b5180f8bea0b5fd2823a64dd443
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132210
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAProjeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil.Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica.INPEAU2015-04-23T11:51:37Z2015-04-23T11:51:37Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210Espíndola, Corina MartinsSouza, Sandra Regina Carrieri deSilva, Julio Eduardo OrnelasMelo, Pedro Antônio dePereira, Arthur LemosSilva, Gabriela Tavares daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-23T11:51:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132210Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-23T11:51:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
spellingShingle A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Espíndola, Corina Martins
Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil.
title_short A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_full A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_fullStr A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_sort A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
author Espíndola, Corina Martins
author_facet Espíndola, Corina Martins
Souza, Sandra Regina Carrieri de
Silva, Julio Eduardo Ornelas
Melo, Pedro Antônio de
Pereira, Arthur Lemos
Silva, Gabriela Tavares da
author_role author
author2 Souza, Sandra Regina Carrieri de
Silva, Julio Eduardo Ornelas
Melo, Pedro Antônio de
Pereira, Arthur Lemos
Silva, Gabriela Tavares da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Corina Martins
Souza, Sandra Regina Carrieri de
Silva, Julio Eduardo Ornelas
Melo, Pedro Antônio de
Pereira, Arthur Lemos
Silva, Gabriela Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil.
topic Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil.
description Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-23T11:51:37Z
2015-04-23T11:51:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652204023742464