A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica. |
id |
UFSC_31212b5180f8bea0b5fd2823a64dd443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132210 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAProjeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil.Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica.INPEAU2015-04-23T11:51:37Z2015-04-23T11:51:37Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210Espíndola, Corina MartinsSouza, Sandra Regina Carrieri deSilva, Julio Eduardo OrnelasMelo, Pedro Antônio dePereira, Arthur LemosSilva, Gabriela Tavares daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-23T11:51:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132210Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-23T11:51:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Espíndola, Corina Martins Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil. |
title_short |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_full |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
title_sort |
A GESTÃO DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
author |
Espíndola, Corina Martins |
author_facet |
Espíndola, Corina Martins Souza, Sandra Regina Carrieri de Silva, Julio Eduardo Ornelas Melo, Pedro Antônio de Pereira, Arthur Lemos Silva, Gabriela Tavares da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Sandra Regina Carrieri de Silva, Julio Eduardo Ornelas Melo, Pedro Antônio de Pereira, Arthur Lemos Silva, Gabriela Tavares da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espíndola, Corina Martins Souza, Sandra Regina Carrieri de Silva, Julio Eduardo Ornelas Melo, Pedro Antônio de Pereira, Arthur Lemos Silva, Gabriela Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil. |
topic |
Projeto Apoio Pedagógico. Universidade. Permanência. Gestão Estudantil. |
description |
Este artigo tem por finalidade analisar a gestão do Projeto Apoio Pedagógico para a permanência dos estudantes de escola pública na UFSC, identificando os fatores que influenciaram a sua criação e possibilitaram a cidadania, o empoderamento e a inclusão social. Para a análise, foram realizados estudos da literatura da área e a coleta de dados na instituição, que deu-se por meio de informações sobre a criação do projeto em sites, documentos, relatórios e entrevista. Portanto, este artigo caracteriza-se como um estudo de caso descritivo. Os resultados evidenciaram a viabilidade do Projeto Apoio Pedagógico da UFSC, permitindo que estudantes de graduação tenham maior possibilidade de superar suas dificuldades de aprendizagem do ensino médio e sintam-se mais seguros para os desafios apresentados na sua trajetória acadêmica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-23T11:51:37Z 2015-04-23T11:51:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204023742464 |