Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luiz Alfredo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Honorato, Luiz Cláudio, Silveira, Maria da Graça Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74600
Resumo: O estudo referente a Cultura Organizacional e Aprendizagem, coloca em primeira parte a abordagem sobre as transformações culturais que estão ocorrendo no contexto organizacional devido à competitividade, onde a globalização traz efeitos fortes sobre qualquer sistema Institucional. Evidentemente, é que somente sobreviverá neste mercado competitivo a empresa que for competente o suficiente para, além de atender bem os cliente, teve capacidade de encantá-lo, tornando-o fiel e sua marca. As organizações estão vivendo em um ambiente de contínua mudança, com prazos cada vez menores para apresentarem resultados eficientes e enfrentando problemas cada vez mais complexos. É neste momento que se exige uma maior capacidade e qualificação dos seus funcionários, devido a reação da organização no sentido de se adequar às variáveis nas organizações e juntamente com as mudanças no ambiente político. A característica aponta como um instrumento de transformação ocorrido dentro do ambiente empresarial levando-se em consideração os conceitos, valores crenças, ritos, tabus, mitos, normas, comunicação formal e informal e a dinâmica de Aprendizagem, relacionando desta forma a questão conceitual, de informação e de identificação. Pode-se inferir que as Organizações de Aprendizagem surgem como uma alternativa administrativa, face às mudanças conjunturais da economia, ao despertar de valores que estavam latentes nos membros da organização. Quais sejam, maior conscientização sobre seus papéis na organização, suas necessidades de reconhecimento, de integração, de participação e ao surgimento de novos parâmetros para as atividades organizacionais, tais como a valorização do homem, hoje o ser humano deixa de ser visto só como mão-de-obra para processos repetitivos e passa a ter maior autonomia e participação do crescimento das organizações. A capacitação e qualificados dos profissionais, com características necessárias ao novo modelo VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006
id UFSC_3125cccd11d99529655bf2f9aa5c8f17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74600
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.O estudo referente a Cultura Organizacional e Aprendizagem, coloca em primeira parte a abordagem sobre as transformações culturais que estão ocorrendo no contexto organizacional devido à competitividade, onde a globalização traz efeitos fortes sobre qualquer sistema Institucional. Evidentemente, é que somente sobreviverá neste mercado competitivo a empresa que for competente o suficiente para, além de atender bem os cliente, teve capacidade de encantá-lo, tornando-o fiel e sua marca. As organizações estão vivendo em um ambiente de contínua mudança, com prazos cada vez menores para apresentarem resultados eficientes e enfrentando problemas cada vez mais complexos. É neste momento que se exige uma maior capacidade e qualificação dos seus funcionários, devido a reação da organização no sentido de se adequar às variáveis nas organizações e juntamente com as mudanças no ambiente político. A característica aponta como um instrumento de transformação ocorrido dentro do ambiente empresarial levando-se em consideração os conceitos, valores crenças, ritos, tabus, mitos, normas, comunicação formal e informal e a dinâmica de Aprendizagem, relacionando desta forma a questão conceitual, de informação e de identificação. Pode-se inferir que as Organizações de Aprendizagem surgem como uma alternativa administrativa, face às mudanças conjunturais da economia, ao despertar de valores que estavam latentes nos membros da organização. Quais sejam, maior conscientização sobre seus papéis na organização, suas necessidades de reconhecimento, de integração, de participação e ao surgimento de novos parâmetros para as atividades organizacionais, tais como a valorização do homem, hoje o ser humano deixa de ser visto só como mão-de-obra para processos repetitivos e passa a ter maior autonomia e participação do crescimento das organizações. A capacitação e qualificados dos profissionais, com características necessárias ao novo modelo VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006INPEAU2012-10-15T16:02:33Z2012-10-15T16:02:33Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74600Silveira, Luiz AlfredoHonorato, Luiz CláudioSilveira, Maria da Graça Tavaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T14:57:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74600Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T14:57:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
title Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
spellingShingle Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
Silveira, Luiz Alfredo
title_short Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
title_full Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
title_fullStr Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
title_full_unstemmed Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
title_sort Relação do Processo de Cultura e Aprendizagem: Mecanismo de Transformação nas Organizações Perspectivas e Problemas.
author Silveira, Luiz Alfredo
author_facet Silveira, Luiz Alfredo
Honorato, Luiz Cláudio
Silveira, Maria da Graça Tavares
author_role author
author2 Honorato, Luiz Cláudio
Silveira, Maria da Graça Tavares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luiz Alfredo
Honorato, Luiz Cláudio
Silveira, Maria da Graça Tavares
description O estudo referente a Cultura Organizacional e Aprendizagem, coloca em primeira parte a abordagem sobre as transformações culturais que estão ocorrendo no contexto organizacional devido à competitividade, onde a globalização traz efeitos fortes sobre qualquer sistema Institucional. Evidentemente, é que somente sobreviverá neste mercado competitivo a empresa que for competente o suficiente para, além de atender bem os cliente, teve capacidade de encantá-lo, tornando-o fiel e sua marca. As organizações estão vivendo em um ambiente de contínua mudança, com prazos cada vez menores para apresentarem resultados eficientes e enfrentando problemas cada vez mais complexos. É neste momento que se exige uma maior capacidade e qualificação dos seus funcionários, devido a reação da organização no sentido de se adequar às variáveis nas organizações e juntamente com as mudanças no ambiente político. A característica aponta como um instrumento de transformação ocorrido dentro do ambiente empresarial levando-se em consideração os conceitos, valores crenças, ritos, tabus, mitos, normas, comunicação formal e informal e a dinâmica de Aprendizagem, relacionando desta forma a questão conceitual, de informação e de identificação. Pode-se inferir que as Organizações de Aprendizagem surgem como uma alternativa administrativa, face às mudanças conjunturais da economia, ao despertar de valores que estavam latentes nos membros da organização. Quais sejam, maior conscientização sobre seus papéis na organização, suas necessidades de reconhecimento, de integração, de participação e ao surgimento de novos parâmetros para as atividades organizacionais, tais como a valorização do homem, hoje o ser humano deixa de ser visto só como mão-de-obra para processos repetitivos e passa a ter maior autonomia e participação do crescimento das organizações. A capacitação e qualificados dos profissionais, com características necessárias ao novo modelo VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T16:02:33Z
2012-10-15T16:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74600
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047267921920