Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Ricardo Lorenzo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229309
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
id UFSC_312f9817189c33899d7774cc00f7d9a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229309
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de PalhoçaHistóriaAlfabetização visualMídiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.Este trabalho versa sobre a utilização do audiovisual no ensino de História. O objetivo da pesquisa foi discutir com alguns colegas de profissão as formas de uso dessa linguagem, privilegiando a ideia de alfabetização audiovisual dentro de perspectivas teóricas ligadas aos estudos culturais. dialogando com Henry Giroux, com as discussões sobre Pedagogia Crítica e de um intelectual transformador, Jörn Rüsen e Douglas Kellner, abordando a mídia e a cultura. Me utilizei, também, das obras do educador brasileiro Paulo Freire, sendo este um importante parceiro no debate, pois seus apontamentos sobre opressão, educação e libertação são fundamentais para uma discussão profícua, especialmente na área da educação. Metodologicamente, o estudo se constituiu como uma pesquisa com abordagem qualitativa associada aos elementos da pesquisa exploratória e da técnica de grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram professores da Rede Municipal de Educação da cidade de Palhoça, Santa Catarina. A utilização de materiais audiovisuais no ensino de História não é uma prática recente, mas a seleção de recursos que fomentam o pensamento crítico deve ser entendida como prioridade. Materiais fílmicos como ?Cara ou coroa? e ?O Que É isso Companheiro?? são potencialmente estimuladores da reflexão rumo à autonomia e à liberdade.Abstract: This work is about the use of audiovisual in the teaching of History. The objective of the research was to discuss with some professional colleagues the ways of using this language, emphasizing the idea of audiovisual literacy within theoretical perspectives linked to cultural studies. dialoguing with Henry Giroux, with discussions on Critical Pedagogy and a transformative intellectual, Jörn Rüsen and Douglas Kellner, approaching media and culture. I also used the works of Brazilian educator Paulo Freire, who is an important partner in the debate, as his notes on oppression, education and liberation are fundamental for a fruitful discussion, especially around education. Methodologically, the study was constituted as research with a qualitative approach associated with elements of exploratory research and the focus group technique. The research subjects were teachers from the Municipal Education Network in the city of Palhoça, Santa Catarina. The use of audiovisual materials in the teaching of History is not a recent practice, but the selection of resources that encourage critical thinking must be understood as a priority. Filmic materials like \"Cara ou coroa\" and \" Four Days in September \" they are potentially stimulating reflection towards autonomy and freedom.Valim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmidt, Ricardo Lorenzo2021-10-14T19:32:00Z2021-10-14T19:32:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 p.application/pdf373185https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229309porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:32:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229309Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:32:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
title Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
spellingShingle Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
Schmidt, Ricardo Lorenzo
História
Alfabetização visual
Mídia
title_short Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
title_full Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
title_fullStr Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
title_full_unstemmed Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
title_sort Alfabetização audiovisual no ensino de história: reflexões a partir de uma oficina para professores dos anos finais da rede municipal de Palhoça
author Schmidt, Ricardo Lorenzo
author_facet Schmidt, Ricardo Lorenzo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valim, Alexandre Busko
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Ricardo Lorenzo
dc.subject.por.fl_str_mv História
Alfabetização visual
Mídia
topic História
Alfabetização visual
Mídia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:32:00Z
2021-10-14T19:32:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373185
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229309
identifier_str_mv 373185
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652364323749888